• Matéria: Filosofia
  • Autor: thaisemctmc
  • Perguntado 3 anos atrás

Ao apresentar um roteiro de como se tornar cristão, Agostinho nos brinda com um verdadeiro programa de estudos, necessários, em nosso entender, para qualquer aprendizagem e que independe da época em que o estudo se realiza. O autor destaca a importância da linguagem, do conhecimento da escrita, portanto, das letras, da necessidade do aprendizado do cálculo, de se entender a música, de se conhecer as instituições nas quais e para quais se realizam determinados estudos, de se conhecer a língua na qual o estudo está sendo realizado. Dentro deste aspecto, destaca a precaução necessária em relação às traduções.
OLIVEIRA, T. A Filosofia Medieval: uma proposta cristã de reflexão. In: COSTA, C. J. (org.). Fundamentos Filosóficos da Educação. 2. ed. rev. e ampl. Maringá: Eduem, 2009, p. 6.

Agostinho foi o “teólogo filosofante” de maior destaque no processo de construção da filosofia cristã, motivo pelo qual ele é considerado um dos mais importantes pensadores do cristianismo (até mesmo da teologia como um todo, diga-se de passagem) de todos os tempos. Agostinho foi capaz de garantir a inter-relação entre o “saber cristão” e o “saber pagão”.

Diante disso, avalie as afirmações a seguir.

I – Para Agostinho, o ensino tem três funções: (i) comunicar o que se pensa, (ii) transmitir a experiência direta das coisas e (iii) comunicar o que é verdadeiro.
II – O método pedagógico proposto por Agostinho é o socrático.
III – Para Agostinho o saber científico era superior ao cristão, por isso deveria ensinar as coisas mundanas.
IV – O pensador, acreditava ser mais importante transmitir o conhecimento para os estudantes de maneira direta, por meio da exposição verbal.

É correto o que se afirma em:

Alternativa 1:
I e II, apenas.

Alternativa 2:
I e III, apenas.

Alternativa 3:
I e IV, apenas.

Alternativa 4:
I, II e III, apenas.

Alternativa 5:
II, III e IV, apenas.

Respostas

respondido por: THAISEMC
0

Resposta:

Alternativa 3:

I e IV, apenas.

Explicação:

I - V

II - F

III - F

IV - V

A resposta está na página 64 do livro FUNDAMENTOS HISTÓRICOS

E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO da UNICESUMAR.

Perguntas similares