Paciente, homem, 54 anos, fumante e obeso, passou mal em sua residência durante o período da manhã, apresentando sintomas de tontura, falta de ar, náusea e cefaleia. Ao chegar na unidade de emergência do bairro foi aferida a pressão arterial (PA) que constou PA 21/12. Além disso, foram realizados testes complementares para detectar alguma patologia. Os exames foram taxa de filtração glomerular (TFG), de sangue (creatinina, uréia, sódio e colesterol total) e urina tipo I. Os testes apresentaram como resultado, TFG baixa (17 mL/min), creatinina séria elevada (2,1 mg/dL), ureia sérica elevada (120 mg/dL), sódio sérico elevado (220 mEq/L) e colesterol total alto (270 mg/dL).
Diante do caso, responda às questões a seguir.
3.Quais as possíveis patologias que o paciente possui? Justifique sua resposta
4.Quais medidas poderiam ser utilizadas para o tratamento dessas patologias? (se medicamentosa, citar a classe de fármaco pode ser usada).
5.Na fase microscópica da urina tipo I foi vista uma alta concentração de cristais. Qual a associação dele com a formação de cálculos renais?
Respostas
O paciente possui uma redução severa da taxa de filtração glomerular, e isso exige muitos cuidados para não evoluir rapidamente para um tratamento com hemodiálise. Também apresenta pressão alta e hipercolesterolemia.
Patologias do paciente
3) O paciente possui uma doença renal crônica na fase 4. Hipertensão arterial e hipercolesterolemia, seria importante avaliar o colesterol LDL separadamente, visto que o colesterol total é a soma do LDL com HDL.
4) Para a doença renal é importante reduzir o consumo de proteínas, sódio, potássio, entre outros. Para hipertensão é importante reduzir o consumo de sal e também pode associar com alguns remédios, como antagonistas dos receptores da angiotensina.
5) Os cristais são precursores de cálculos renais, ou seja, favorece a formação de pedras nos rins.
Saiba mais sobre a insuficiência renal em: https://brainly.com.br/tarefa/28259601
#SPJ1
88**9**93**76**82**55**.,,.,,.,.,.,.