Sobre liberdade de imprensa e censura, é correto afirmar que:
a.
A liberdade de imprensa não possui restrições, como qualquer outro direito fundamental.
b.
A liberdade de imprensa é ferramenta importante para a vigilância das atividades do Estado pois dá visibilidade às ações dos órgãos públicos.
c.
A liberdade de imprensa não pode ser entendida como um termômetro da democracia.
d.
A censura não macula a liberdade de imprensa.
e.
A liberdade de imprensa determina a possibilidade de manifestações anônimas, sem a necessidade de indicar a identidade daquele que está se manifestando.
Respostas
Resposta: B
Explicação:
A liberdade de imprensa decorre do direito de informação. É a possibilidade do cidadão criar ou ter acesso a diversas fontes de dados, tais como notícias, livros, jornais, sem interferência do Estado. O artigo 1o da Lei 2.083/1953 a descreve como liberdade de publicação e circulação de jornais ou meios similares, dentro do território nacional.
A liberdade de expressão está ligada ao direito de manifestação do pensamento, possibilidade do indivíduo emitir suas opiniões e idéias ou expressar atividades intelectuais, artísticas, científicas e de comunicação, sem interferência ou eventual retaliação do governo. O artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos define esse direito como a liberdade de emitir opiniões, ter acesso e transmitir informações e ideias, por qualquer meio de comunicação.
Importa ressaltar que o exercício de ambas as liberdades não é ilimitado. Todo abuso e excesso, especialmente quando verificada a intenção de injuriar, caluniar ou difamar, pode ser punido conforme a legislação Civil e Penal.
Acerca da liberdade de imprensa e da censura, é correto afirmar que o primeiro termo permite a vigilância das atividades do Estado, acompanhado as ações dos órgãos públicos. Alternativa B.
Liberdade de imprensa e censura
Ao contrário do que afirmam as demais alternativas, a liberdade de imprensa é limitada por preceitos de respeito e veracidade, onde as pessoas ou repórteres, desde que preferencialmente identificados, podem expor suas opiniões com seriedade, sem ofender ou manipular informações, de outro modo podem ser criminalizados devido às calúnias e desinformações.
Assim, ao passo que o veículo se mostre sério e verídico, sua liberdade é garantida em um país democrático como o Brasil, existindo também o compromisso para que qualquer informação errônea ou mal interpretada seja corrigida em tempo hábil.
Aprenda mais sobre a liberdade de imprensa: brainly.com.br/tarefa/52168599
#SPJ2