Considerando importantes fatos que marcaram a evolução dos estudos sobre Coaching no mundo e no Brasil; assinale a alternativa que corresponde cronologicamente aos fatos da história
Respostas
Resposta:
A HISTÓRIA DO COACHING NO BRASIL
Podemos dizer que a história do Coaching no Brasil é relativamente recente, porém, extremamente promissora. Se na década de 1990 e no começo dos anos 2000, a metodologia só era aplicada em empresas estrangeiras e multinacionais, hoje em dia, o método já é uma realidade presente e acessível às pessoas, dentro e fora das organizações.
Tudo isso se deu, em grande parte, pelo nascimento de empresas nacionais, focadas na formação de coaches profissionais. Nesse sentido, podemos dizer sem medo que a história do coaching no Brasil se confunde com a história do próprio Instituto Brasileiro de Coaching – IBC. Criada em 2007, a empresa revolucionou o país com o seu jeito diferenciado de fazer treinamentos e formações em Coaching.
Neste artigo, vamos compreender melhor as origens do termo coaching, a chegada dessa poderosa metodologia de desenvolvimento humano ao Brasil e o papel do IBC nessa história extraordinária. Continue a leitura e confira!
COMPREENDENDO O COACHING
Coach é um termo em inglês que significa “treinador”. Portanto, o conceito de coaching refere-se ao ato de ensinar, treinar e estimular alguém a alcançar um objetivo específico. O coach profissional, tal como o conhecemos hoje, consiste em um conjunto de sessões que ajudam as pessoas a:
Compreender o seu estado atual;
Definir o seu estado desejado (estabelecer objetivos);
Mergulhar no autoconhecimento, conhecendo todas as suas características: pontos positivos (forças, conhecimentos e habilidades) e pontos de melhoria (medos, crenças limitantes, áreas de pouco ou nenhum conhecimento);
Traçar um plano de ações estratégicas para alcançar as metas definidas;
Monitorar o desempenho e receber feedbacks frequentes, corrigindo e ajustando o que for preciso, em um processo de melhoria contínua.
Acredita-se que o uso do termo coaching para designar um processo de tutoria tenha surgido no século XIX, na Universidade de Oxford, na Inglaterra, como gíria para tutores que orientavam estudantes durante os exames. Hoje em dia, porém, o conceito é mais amplo, pois a área não para de se desenvolver, absorvendo conhecimentos da administração de empresas, da educação de adultos, dos estudos sobre lideranças, do desenvolvimento humano e de diversas áreas da psicologia.
Explicação: