• Matéria: Pedagogia
  • Autor: vivimsvs
  • Perguntado 3 anos atrás

A cultura digital traz com ela uma nova forma de inclusão social. O uso proficiente das tecnologias digitais, que são a base dessa cultura, são ferramentas essenciais na vida cotidiana, na vida profissional, na vida pessoal, nos estudos, etc.

A cibercultura agrega comunidades on-line, redes sociais, jogos on-line massivos, produção criativa, solução colaborativa de problemas, conhecimentos construídos coletivamente, etc. De acordo com Jenkins et al. (2006), a cultura digital funciona como uma nova forma de currículo oculto, moldando quais jovens terão sucesso e os que serão deixados para trás quando entrarem na escola e no local de trabalho. Ainda de acordo com os autores, cidadãos incluídos nesta cultura formarão uma nova elite cultural, e os que ficarem excluídos formarão uma subclasse cultural.

Apesar de a cultura digital ser emergente, observa-se que ela não combina com o modelo de escola linear, competitiva e individualista que ainda é um modelo comum de ser encontrado nas instituições escolares. Outra barreira diz respeito à formação do professor e à cultura da escola – ambas ainda de resistência às mídias e tecnologias –, com foco no ensino tradicional e conservador.

Como membro da comunidade escolar, você foi questionado sobre como garantir que todos se beneficiem do cenário de cultura digital combatendo as consequências de lacunas de participação e indicando quais mudanças são necessárias no contexto escolar para que haja adaptações ao cenário de cultura digital.

Assim, aponte uma ou mais soluções para que a escola modifique o modelo tradicional e se adapte às características da cultura contemporânea digital.

Respostas

respondido por: Adremued
6

Resposta:

Padrão de resposta esperado

Explicação:

Para que a escola garanta a participação dos alunos na cultura digital e combata as consequências das lacunas de participação neste cenário, precisa passar por várias mudanças. É possível falar de várias delas, mas é importante destacar a formação de professores como um dos pilares para que a escola modifique o modelo tradicional de ensino, adaptando-se às características da cultura digital.

A formação de professores – tanto inicial como continuada – precisa passar por mudanças de concepção, o que inclui reformas curriculares nos cursos de licenciatura com a inclusão de disciplinas voltadas para a cultura digital em todas as áreas disciplinares. Os professores precisam ainda ser capacitados para usar as metodologias abertas e ativas em sala de aula, as que mais combinam com a era digital – sala de aula invertida, avaliação por pares, etc.

A formação continuada deve fornecer aos professores atualização contínua quanto às possibilidades pedagógicas frente à cultura digital, propondo atividades com uso de ferramentas digitais em sala de aula de maneira crítica, inclusiva e ética.

Perguntas similares