Dessa forma, para que uma pessoa apresente essa doença, é necessário que ambos os genitores possuam um alelo recessivo para a doença. Ambos os genitores sejam homozigotos recessivos para a doença. Pelo menos um dos genitores possua um alelo recessivo para a doença. Pelo menos um dos genitores seja homozigoto recessivo para a doença
Respostas
Ambos os genitores devem ter pelo menos um alelo recessivo. A primeira e segunda opção estão corretas.
Padrão recessivo de herança
Um padrão recessivo de herança genética é observado em várias doenças genéticas que afetam os seres humanos. Esse padrão requer que um indivíduo tenha ambos os alelos que causam a doença.
Ou seja, 'A' é o alelo dominante que não tem traço de doença, e 'a' é o alelo recessivo e é responsável pelo traço de desenvolvimento da doença. Nessa situação, apenas aqueles com o genótipo 'aa', ou seja, homozigotos recessivos, podem desenvolver sintomas da doença.
Para nascer como um indivíduo homozigoto recessivo, ambos os pais devem ter o alelo 'a' em seu genótipo. Se ambos os pais carregam o alelo 'a', mas não têm a doença, os heterozigotos (Aa) têm 25% de chance de ter a doença em seu filho. Se ambos os pais têm a doença, ou seja, herança homozigótica recessiva, há 100% de chance de que a prole também tenha a doença.
Complemento do enunciado:
"A fenilcetonúria é uma doença hereditária que afeta o metabolismo de algumas proteínas. O padrão de herança da fenilcetonúria é autossômico recessivo."
Leia mais sobre padrão recessivo de herança genética em: https://brainly.com.br/tarefa/25271525
#SPJ4