No mundo ocidental, os tribunais de contas (audit courts) constituem uma realidade histórica recente na gestão pública internacional. Embora suas funções típicas já tenham sido vislumbradas por pensadores políticos até mesmo da Antiguidade (caso de Aristóteles) e, não obstante, a história registre ações de controle estatal durante a Idade Média, sua consolidação institucional nas repúblicas ocidentais foi observada somente de alguns poucos séculos para cá. Com o pioneirismo da França, instituiu-se um tribunal de contas nacional no país no início do século XIX. A respeito dos principais momentos institucionais do principal tribunal de contas públicas do Brasil (a saber, o TCU), assinale a alternativa verdadeira. A. O TCU foi extinto pela Constituição de 1967, a qual institucionalizou o regime militar no país. B. O TCU não está previsto na Constituição de 1937, a qual instituiu a ditadura do Estado Novo. C. O TCU teve na figura de Getúlio Vargas o seu principal entusiasta e visionário. D. O TCU teve na Constituição de 1988 o seu primeiro momento de modernização. E. O TCU adquiriu direito a dispor de um quadro próprio de pessoal somente na Constituição de 1946
Respostas
respondido por:
0
Os Tribunais de Contas apresentam uma realidade histórica, sendo recente na gestão pública internacional, porém no Brasil, O TCU teve na Constituição de 1988 o seu primeiro momento de modernização, letra D)
O que saber sobre o Tribunal de contas?
O Tribunal de Contas da União nunca teve uma abordagem tão completa e necessário para atribuir as funções do órgão, quanto ele teve na constituição de 1988.
Para ter-se ideia, na constituição de 1937, o TCU era descrito em apenas um artigo, tendo ele o número 114.
Mas, a constituição de 88 trouxe várias inovações e modernizações para o TCU, por exemplo, o poder de verificação contábil.
Saiba mais sobre o TCU em: https://brainly.com.br/tarefa/51366906
#SPJ4
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás