Ao tratar das reações adversas e outros problemas relacionados a medicamentos comercializados, a farmacovigilância protege a população de danos que possam ser causados pelo uso de produtos dessa natureza. Portanto recomenda-se, especialmente às vigilâncias sanitárias e indústrias farmacêuticas, que tenham como diretriz de trabalho o gerenciamento do risco, e que este se inicie imediatamente após o lançamento de novo medicamento no mercado, visando a minimização do dano e redução do risco. Considerando o gerenciamento de risco, analise as afirmativas a seguir:
Respostas
Em relação ao gerenciamento de riscos na farmacovigilância, são corretas as assertivas III, IV e V.
Gerenciamento de riscos e farmacovigilância
O enunciado completo nos traz as seguintes assertivas, que são discutidas abaixo:
I. A comunicação de riscos não faz parte integrante e estratégica do processo de gestão de riscos, responsável por integrar e informar aos colaboradores e partes interessadas, maneiras e procedimentos de como agir perante ameaças.
- INCORRETA: a comunicação de riscos é uma parte essencial do gerenciamento de riscos, já que informa a todas as partes interessadas como agir perante ameaças, evitando ou reduzindo a ocorrência dos principais riscos envolvidos num processo;
II. Um dos princípios para a gestão de riscos é ser transparente, porém exclui-se de fatores humanos e culturais.
- INCORRETA: Integrar fatores humanos e culturais é primordial numa estratégia de gerenciamento de riscos, já que essas questões podem ser a responsáveis por possíveis problemas que surjam com o consumo de medicamentos num certo segmento da população.
III. Para uma avaliação e gestão dos riscos é necessário estabelecer uma relação entre as diversas estruturas para sustentar o gerenciamento e minimização do risco.
- CORRETA: A gestão de riscos é uma ação interdisciplinar.
IV. O gerenciamento do risco é a etapa final que possa garantir o fechamento de um ciclo de análise referente ao evento adverso e um trabalho preventivo para evitar a sua recorrência.
- CORRETA: o gerenciamento de riscos está intimamente ligado ao controle de qualidade e é um trabalho contínuo.
V. Gestão de risco é a aplicação sistêmica e contínua de iniciativas, procedimentos, condutas e recursos na avaliação e controle de riscos e eventos adversos que afetam a segurança, a saúde humana, a integridade profissional, o meio ambiente e a imagem institucional.
- CORRETA: a gestão de riscos é contínua e envolve todas as esferas de uma indústria.
Aprenda mais sobre farmacovigilância em: https://brainly.com.br/tarefa/52183025
#SPJ4