Respostas
Resposta:
Torneio masculino
As primeiras duas edições do torneio olímpico de voleibol masculino foram vencidas pela União Soviética. Medalha de bronze em 1964 e vice-campeão em 1968, o Japão finalmente conquistou o ouro em 1972. Em 1976, a Polônia conseguiu vencer as finais da competição contra os soviéticos em cinco sets bastante disputados e introduzindo uma inovação: o ataque do fundo, com o jogador saltando sem tocar a linha de três metros antes de fazer contato com a bola.
Em 1980, os times mais importantes de voleibol masculino em escala mundial pertenciam à Europa Oriental. Por esta razão, o boicote americano às Olimpíadas de Moscou praticamente não afetou o nível do torneio masculino. A União Soviética conquistou sua terceira medalha de ouro olímpica com uma vitória de 3–1 sobre a Bulgária.
Com o boicote de 1984, liderado agora pelos soviéticos, os Estados Unidos confirmaram a sua supremacia sobre os times do bloco ocidental e conquistaram a medalha de ouro, derrotando o Brasil, então azarão do torneio, nas finais.
O confronto definitivo entre os líderes do voleibol no Ocidente e no Oriente teve lugar em 1988: liderados pelo atacante Karch Kiraly, os Estados Unidos conquistaram sua segunda medalha de ouro, resolvendo a disputa em favor dos americanos.
Em 1992, o Brasil iniciou a sua trajetória de potência no esporte eliminando adversários expressivos, como a Equipe Unificada (como foi designado a CEI) e os Estados Unidos, para obter sua primeira medalha de ouro em esportes coletivos em toda a história dos Jogos. Finalista nesta edição, os Países Baixos retornariam em 1996 para uma vitória em cinco sets sobre a Itália.
Bronze em Atlanta, a então Iugoslávia, sagrou-se campeã em 2000. E em 2004, o Brasil confirmou o seu favoritismo e adicionou ao seu histórico uma segunda medalha de ouro olímpica derrotando a Itália na final.
Nas edições de 2008 e 2012, o Brasil novamente alcançou as finais do torneio masculino, mas não conseguiu o título: na primeira ocasião foi derrotado pela seleção dos Estados Unidos e quatro anos depois pela Rússia, que obteve seu primeiro título como nação independente (a URSS conquistou três medalhas de ouro).
Jogando em casa em 2016, o Brasil chegou novamente à final pela quarta edição consecutiva, feito inédito na modalidade. Desta vez conseguiu retornar ao lugar mais alto do pódio, ao derrotar a Itália (como em 2004) e conquistou o terceiro ouro olímpico de sua história
Explicação:
e nos