• Matéria: Saúde
  • Autor: cajuzincommel
  • Perguntado 3 anos atrás

Faça uma pesquisa e elabore um pequeno texto a respeito das definições de saúde e doença ao longo da história.​

Respostas

respondido por: desconhecida3com3br
0
Conceitos de saúde ao longo da história
Diversos conceitos do que vem a ser doença e saúde existem desde muito cedo. Na visão Mágico-Religiosa do Egito, doença era resultado de forças alheias ao organismo por causa do pecado ou de maldição. A cólera era considerada divina diante dos pecados humanos.

Na Grécia, defendiam princípios como a Teoria dos Humores, onde doença e velhice, procedentes do coração, sistema respiratório, fígado e baço, resultam do desequilíbrio dos humores. (Hipócrates Séc. V a.C.); a Teoria do Calor Intrínseco, onde a alma é combinada, ao nascer, ao calor intrínseco e dele depende para se manter unida ao corpo (Aristóteles Séc. VI a.C); e Determinantes de Saúde, uma combinação das duas teorias que falava sobre quatro temperamentos no estado de saúde: endógena, constitucional, física e de hábitos – Galeno (129-200 d.C).

Quando o interesse acadêmico ganha destaque

Na idade Média (500-1500 d.C.) o interesse acadêmico ganha destaque, dando importância às medidas de higiene para a manutenção da boa saúde. A influência da religião cristã manteve a concepção da doença como resultado do pecado e a cura como questão de fé. Lembramos que o cuidado de doentes nesta época, em boa parte, estava entregue a ordens religiosas.

Em 1978 é realizada a Conferência Internacional de Assistência Primária à Saúde, promovida pela OMS, onde enfatizou-se as desigualdades na situação de saúde entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos, com destaque para a responsabilidade governamental na provisão da saúde e a importância da participação de pessoas e comunidades no planejamento e implementação dos cuidados à saúde.

Em 1986 é apresentada a Carta de Ottawa, documento da primeira Conferência Internacional sobre promoção de saúde. Trata-se de uma Carta de Intenções que busca contribuir com as políticas de saúde em todos os países, incluindo educação em saúde, nutrição adequada, saneamento básico, cuidado materno-infantil, planejamento familiar, imunizações, prevenção e controle de doenças endêmicas e outros agravos à saúde, e provisão de medicamentos essenciais.

Em 2002 mais uma abordagem é incorporada aos conceitos de saúde e doença, a do ecossistema. A relação saúde-doença deve ser vista agora também como um processo coletivo, estreitando as relações entre saúde, ambiente, uso desmedido de recursos naturais e de seus impactos ambientais e sociais.




Espero ter ajudado bons estudos

Decifradus404: "pequeno texto"
Perguntas similares