• Matéria: Matemática
  • Autor: natyholi7780
  • Perguntado 3 anos atrás

A cor do pêlo dos gatos depende de um par de genes alelos situados no cromossomo x. Um deles é responsável pela cor preta e o outro pela cor amarela. Existe um terceiro gene autossômico (não localizado nos cromossomos sexuais) que é responsável pela cor branca. Com essas informações, explique por que o pêlo de uma gata pode ter três cores, enquanto o pêlo de um gato só pode ter duas cores

Respostas

respondido por: guipcoelho
0

Apenas as fêmeas podem apresentar três cores de pelo por que as cores pretas e amarela são condicionadas por gene do cromossomo X. Como a fêmea possui dois cromossomos X é possível que alelos que condicionem as duas cores estejam presentes, diferentemente dos gatos machos que possuem apenas um cromossomo X, podendo ocorrer apenas uma destas cores.

Epistasia

Esta questão envolve um exemplo de epistasia, que é quando mais de um gene influencia na mesma característica do fenótipo. Observe que a cor da pelagem dos gatos é influenciada por dois genes diferentes e um deles está localizado no cromossomo X. Nos gatos, assim como nos seres humanos, o sexo feminino possui dois cromossomos X enquanto o sexo masculino apresenta um cromossomo X e um Y.

Considerando que as fêmeas possuem dois cromossomos X, cada um deles pode possuir um alelo que condiciona uma cor diferente (preta ou amarela), já nos machos apenas um cromossomo X está presente, portanto só uma das cores será possível, de acordo com o alelo que ele possui.

Já a cor branca pode ser observada nos dois sexos de forma igual pois o gene responsável encontra-se em um cromossomo autossômico.

Assim, concluímos que apenas as fêmeas podem apresentar 3 cores diferentes de pelo.

Você pode continuar estudando sobre epistasia aqui: https://brainly.com.br/tarefa/22247395

#SPJ4

Perguntas similares