Leia o texto abaixo. Capitalismo informacional o capitalismo informacional é um termo criado pelo sociólogo espanhol manuel castells, em sua obra a sociedade em rede, originalmente publicada no ano de 1996. O conceito refere-se à evolução dos instrumentos técnicos do sistema capitalista, sobretudo envolvendo as transformações tecnológicas proporcionadas pela terceira revolução industrial. A particularidade do sistema informacional é, assim, a importância do conhecimento e a sua maior facilidade em se deslocar e reproduzir-se pelas diferentes partes do mundo. [. ] com base nesse texto, conclui-se que o desenvolvimento técnico do atual estágio do sistema capitalista possibilitou ampliar a dispersão de empresas transnacionais pelo mundo. Eliminar a especialização produtiva existente entre diferentes países. Enfraquecer a atuação de grandes companhias no mercado financeiro. Expandir as capacidades de intervenção do estado na economia. Reduzir as desigualdades sociais relacionadas à distribuição de renda
Respostas
O desenvolvimento técnico do atual estágio do sistema capitalista possibilitou ampliar a dispersão de empresas transnacionais pelo mundo. Alternativa A.
A dispersão de empresas transnacionais
O texto sugere que atualmente há muita facilidade de deslocamento e reprodução ao redor do mundo, evidenciando que nunca foi tão fácil expandir os negócios internacionalmente à medida que uma empresa pode criar inúmeras filiais em outros países, possibilitando, inclusive, a padronização da qualidade dos seus produtos e garantindo os preços competitivos em relação a uma possível importação feita pelo consumidor.
Frente aos preceitos capitalistas, a instalação das empresas transnacionais é benéfica para ambos empresários e consumidores, onde, além da relação de confiabilidade relativa ao consumo do produto original, a empresa obtém maior controle dos seus processos em solo estrangeiro apesar de não precisar se fixar em tal local.
Aprenda mais sobre o capitalismo: brainly.com.br/tarefa/24734327
#SPJ4