• Matéria: Português
  • Autor: vhiitoria4064
  • Perguntado 3 anos atrás

A mobilidade da criança O que significa a mobilidade para os pequenos habitantes das cidades brasileiras? Para parte deles, o ir e vir está sempre relacionado ao carro. Das janelas dos automóveis, eles enxergam reflexos da cidade, mas não participam dela. Para a maior parcela, que se locomove a pé e de transporte coletivo, há insegurança, medo e a certeza de que o pedestre é considerado um intruso, um invasor do espaço. Além de aprender que precisa atravessar a rua correndo porque o tempo do semáforo é insuficiente e o pedestre não é respeitado, a criança brasileira se acostuma a caminhar em calçadas muito estreitas e até em ruas sem a presença delas. As décadas de planejamento urbano focado no carro tornaram as ruas um território de guerra – o fato de que o Brasil é o quarto país do mundo em mortes no trânsito fala por si só. Pesquisadores internacionais há tempos discutem os efeitos da "imobilidade" e da violência no trânsito no desenvolvimento físico, cognitivo, motor e social das crianças. Exercer a independência numa cidade segura é fundamental para o crescimento saudável. Nos países em que as crianças andam de bicicleta e a pé com segurança, como na Holanda e na Dinamarca, por exemplo, os acidentes são praticamente inexistentes e a infância é um período de feliz interação na sociedade. Sobrepeso e falta de luz solar Segundo a urbanista e arquiteta espanhola Irene Quintáns, os urbanistas usam a presença de crianças no espaço público como indicador de sucesso urbano. "A ausência delas nas ruas aponta as falhas das nossas cidades", ela diz. Moradora da capital paulista há sete anos e mãe de dois filhos, Irene acredita que privar os pequenos de caminhar não é positivo. "Uma criança que fica circunscrita à locomoção no carro tende a ficar insegura para se movimentar. Ela também tem mais dificuldade em perceber o outro. Isso se chama empatia e é muito importante para a vida em sociedade. Há ainda a questão do sedentarismo, do sobrepeso e da falta de luz solar. Crianças que caminham para a escola têm mais concentr

Respostas

respondido por: MarianaCostadeAraujo
0

Uma ideia construída explicitamente no texto "A mobilidade da criança" sobre o leitor considera que ele transita com crianças pela cidade (letra B), resumindo a sua mobilidade urbana à lomoção em carros.

A mobilidade urbana da criança

O texto "A mobilidade da criança" se digire a pais que têm filhos. O seu intuito é criticar o hábito de transitar com as crianças pela cidade somente de carro. O autor pede para os leitores refletirem e se perguntarem: "Por que ir de carro?".

A ideia do texto é dizer que o carro isola as crianças do viver coletivo e faz com que elas não vivenciem a cidade. O automóvel é muito usado devido à comodidade e à violência urbana. Porém, a mobilidade urbana de uma criança que se movimenta apenas de carro, provoca insegurança e sedentarismo.

As alternativas são:

a) ignora as desigualdades sociais.

b) transita com crianças pela cidade.

c) trabalha com planejamento geográfico.

d) defende valores do individualismo.


Entenda mais sobre mobilidade urbana aqui: https://brainly.com.br/tarefa/47278188

#SPJ4

Perguntas similares