A fenilcetonúria é uma doença hereditária que afeta o metabolismo de algumas proteínas. O padrão de herança da fenilcetonúria é autossômico recessivo.
Dessa forma, para que uma pessoa apresente essa doença, é necessário que
ambos os genitores possuam um alelo recessivo para a doença.
ambos os genitores sejam homozigotos recessivos para a doença.
pelo menos um dos genitores possua um alelo recessivo para a doença.
pelo menos um dos genitores seja homozigoto recessivo para a doença.
Respostas
Resposta:
Uma doença com padrão de herança autossômica recessiva, se manifesta quando os dois alelos são recessivos (ff). Portanto, para que um indivíduo obrigatoriamente manifeste a doença, ambos os genitores precisam ser homozigotos recessivos.
Padrão de herança autossômica recessiva
Uma doença ligada a um alelo recessivo irá se manifestar em indivíduos homozigotos recessivos. Dessa forma, um indivíduo obrigatoriamente manifestará a doença se ambos os pais forem homozigotos recessivos.
Mas, existem outras possibilidades de cruzamentos que possibilitam o nascimento de um indivíduo que manifeste a doença:
Ff x Ff - 1/4 ff (manifesta a doença);
Ff x ff - 2/4 ff (manifesta a doença);
Para existir a possibilidade de manifestação da doença, ambos os genitores precisam possuir pelo menos um alelo recessivo.
ou pode usar essa!
É necessário que ambos os genitores possuam pelo menos um alelo recessivo para a doença, a primeira e a segunda alternativa estão corretas.
Sobre o padrão recessivo de herança
O padrão recessivo de herança genética é aquele observado em diversas doenças genéticas que afetam seres humanos. Neste padrão, é necessário que o indivíduo possua os dois alelos condicionando a doença. Ou seja, "A" é o alelo dominante, o qual não carrega características da doença, e "a" é o alelo recessivo e carrega as características para o desenvolvimento da doença. Nesta situação, a manifestação da doença só será possível em indivíduos cujo genótipo seja "aa", ou seja, homozigoto recessivo.
Para nascer um indivíduo homozigoto recessivo, é necessário que ambos os genitores apresentem alelos "a" em seu genótipo. No caso de os dois genitores possuírem o alelo "a", mas não possuírem a doença, ou seja, são heterozigotos (Aa), há uma chance de 25% de o filho apresentar a doença; já na situação onde os dois genitores manifestam a doença, ou seja, homozigotos recessivos, a chance de o filho também possuir a doença é de 100%.
Espero ter ajudado!!!