• Matéria: Física
  • Autor: edilanbarbosa5734
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia o texto abaixo. "Drummond e o Elefante Geraldão", Fernando Jorge [. ] No livro Drummond e o Elefante Geraldão, publicado pela Ed. Novo Século em 2012, que somente agora chegou em minhas mãos, temos a satisfação de conviver um pouquinho com uma das mentes mais brilhantes deste país. Não se trata de uma biografia, especialidade de Fernando Jorge, mas relatos lançados em livro de momentos que viveram juntos. Fernando Jorge frequentou a casa de Drummond, com ele conviveu e trocou muitas palavras, sempre anotando os detalhes para nos presentear com um livro repleto de peculiaridades e particularidades do poeta. Com sua conhecida capacidade de absorver informações, Fernando Jorge apresenta um Drummond caseiro e reservado, como todo bom mineiro. Consta no livro que em certa oportunidade, questionado por Fernando Sabino, outro gigante escritor das Alterosas, o poeta assim respondeu ao ser perguntado como o pai mineiro deve dar conselhos ao seu filho: "– Meu filho, preste atenção. Se você sair de casa, não se esqueça de pegar o guarda-chuva, mas não leve muito dinheiro. E ao levá-lo, não entre em qualquer lugar. Mas se entrar num lugar confiável, não o desperdice. [. ] E ao pagar a conta, pague só a sua parte. " (pág. 48). Essas e outras passagens são relatadas com primazia por Fernando Jorge. As conversas trocadas entre os escritores, recheadas de vida e inteligência, mostram a riqueza da amizade e abordavam diversos assuntos [. ], não apenas literatura, ainda que esse fosse o mote principal. Lendo o livro nos sentimos próximos a Drummond, como se ouvíssemos sua voz pausada e suave, sempre baixa, declamando uma de suas poesias. A leitura de Drummond e o Elefante Geraldão é prazerosa, gostosa, um passeio divertido e repleto de novidades pela vida do poeta mineiro. [. ] O trecho desse texto que apresenta uma marca de opinião é: ". Publicado pela Ed. Novo Século em 2012, que somente agora chegou em minhas mãos,. ". (1º parágrafo) "Não se trata de uma biografia, especialidade de Fernan

Respostas

respondido por: mingeovanna0
0

Resposta:

“A leitura de Drummond e o Elefante Geraldão é prazerosa, gostosa, um passeio divertido e repleto de novidades pela vida do poeta mineiro.”. (5º parágrafo)

Explicação:

letra e

respondido por: gabygabrielalopes
0

Resposta:

A marca de opinião no trecho:

E) "A leitura de Drummond e o Elefante Geraldão é prazerosa, gostosa, um passeio divertido e repleto de novidades pela vida do poeta mineiro."

Fato x opinião

As marcas de opinião são os adjetivos prazerosa, gostosa e divertido, pois são subjetivos, ou seja, revelam sentimentos, tendências e opiniões do autor.

Considerar que a leitura dá prazer e diverte o leitor é uma questão de ponto de vista, ou seja, depende da relação de cada um com esse livro analisado. Outros leitores podem ter achado a leitura chata ou pouco atraente.

Nas demais opções, estão presentes fatos, como:

dados sobre a publicação;

o gênero textual em que o livro se encaixa;

acontecimentos da vida de Drummond;

detalhes do enredo.

Perguntas similares