QUESTÃO 07 A medida da área da região plana limitada pela curva de equação y = √4x - x² e pela reta de equação y = x mede, em unidades de área, a) + 2 4 b) π-2 c) π +4 d) π + 2 e) π - 1
Respostas
Nosso objetivo é calcular a área entre essas duas curvas definidas como y = √4x - x² e y = x.
Lembre-se que a área entre as curvas é igual à área da curva acima menos a área da curva abaixo. A área desta região pode ser calculada usando uma integral definida da seguinte forma:
Para encontrar a área entre as curvas y = √4x - x² e y = x, devemos igualar ambas funções para obter as interações entre essas duas funções. Se fizermos isso, obteremos a equação:
Então, levando em conta o valor das interações entre ambas as curvas, podemos concluir que a área entre essas duas curvas pode ser calculada pela integral:
Pelas propriedades das integrais sabemos que a integral da subtração de duas ou mais funções é igual à subtração das integrais das funções separadamente.
Vamos resolver essas duas integrais separadamente, pois se tentarmos resolver as duas integrais ao mesmo tempo vamos ter muita dificuldade, para resolver as integrais separadamente o que faremos é atribuir algum nome a essas duas integrais eu atribuo os nomes de e , primeiro vamos tentar resolver a integral já que é a mais complicada.
Para resolver essa integral de uma forma mais simples vamos aplicar um método conhecido como mudança de variável, o que vamos fazer é mudar uma expressão que parece muito complexa para nossa integral para uma variável u e com relação a essa variável vamos integral. Aplicando a substituição:
Como agora vamos integral em relação à variável u, temos que alterar nossos limites de integração, de modo que nossos novos limites de integração são iguais a:
Substituindo na nossa integral:
Aplicamos uma nova substituição conhecida como substituição trigonométrica, sendo nossas novas variáveis definidas como:
Ao substituir na integral, a raiz quadrada irá desaparecer, e no final obterá o mesmo resultado:
Mudando os limites de integração:
O valor numérico desta integral seria o mesmo valor numérico da integral original, resolvendo a integral obtemos:
Resolvendo a integral :
Então temos que: