Respostas
Resposta: A ginástica desembarcou no Brasil através dos imigrantes alemães, no século XIX. Fixado no Rio Grande do Sul, os europeus trouxeram os ensinamentos de Friedrich Ludwig Christoph Jahn, e aos poucos foram introduzindo os equipamentos na prática dos exercícios.
Se difundindo aos poucos com as criações de associações nos estados, o esporte teve o seu primeiro torneio nacional realizado em 1950, que contou com a presença de atletas gaúchos, paulistas e cariocas. No ano seguinte, a modalidade se filiou à Confederação Brasileira de Desportos (CBD).
A estreia do país nos Jogos Olímpicos se deu em 1980, na Rússia. Desde então, o Brasil, vem se destacando em competições internacionais e evoluindo na progressão do esporte, se espelhando em outras potências consagradas da modalidade.
Explicação: Presente cada vez mais na rotina da população mundial, a ginástica é classificada em duas modalidades: as competitivas, como nas Olimpíadas e torneios mundias, e as não competitivas, como as praticadas nas academias. A forma de exercícios como um todo se desenvolveu de forma efetiva na Grécia antiga, através dos soldados.