TEXTO I
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
DIAS, G. Canção do exílio. Poemas de Gonçalves Dias. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995.
TEXTO II
Minha terra tem palmeiras
onde canta o tico-tico.
Enquanto isso o sabiá
vive comendo o meu fubá.
Ficou moderno o Brasil
ficou moderno o milagre:
a água já não vira vinho,
vira direto vinagre.
CACASO. Jogos Florais. In: COHN, S. (Org.). Poesia.br: 1970. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2012.
O confronto entre os dois textos permite perceber que o poeta contemporâneo Cacaso
a) retomou o nacionalismo ufanista que marca a cultura brasileira.
b) imitou a tradição romântica de valorização da natureza nacional.
c) dialogou com a tradição literária, adaptando-a a um novo contexto.
d) adaptou para o plano dos ideais econômicos a experiência de exílio.
e) evitou o padrão coloquial na paródia realizada do texto romântico.
Respostas
c) dialogou com a tradição literária, adaptando-a a um novo contexto.
O confronto entre os dois textos: Canção do exílio de Gonçalves Dias e Jogos Florais, permite perceber que o poeta contemporâneo Cacaso: c) dialogou com a tradição literária, adaptando-a a um novo contexto.
A intertextualidade na literatura
A poesia de Antônio Carlos Ferreira de Brito, o Cacaso, buscou nos textos da Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, e da canção Tico-Tico no Fubá, de Zequinha de Abreu, fazer uma paródia se aproximando ao momento vivido pelo poeta.
Estudante durante a ditadura militar no Brasil, Cacaso atuou ativamente na contramão do sistema autoritário imposto, militando em movimentos estudantis e através da ironia, dialogou com outros mestres da literatura brasileira.
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