• Matéria: Filosofia
  • Autor: expansaomotosgpi
  • Perguntado 3 anos atrás

A esfera pública pode ser descrita como uma rede adequada para a comunicação de conteúdos, tomadas de posição e opiniões; nela os fluxos comunicacionais são filtrados e sintetizados, a ponto de se condensarem em opiniões públicas enfeixadas em temas específicos. Do mesmo modo que o mundo da vida tomado globalmente, a esfera pública se reproduz através do agir comunicativo, implicando apenas o domínio de uma linguagem natural; ela está em sintonia com a compreensibilidade geral da prática comunicativa cotidiana. [...] Todavia, a esfera pública não se especializa em nenhuma destas direções; por isso quando abrange questões politicamente relevantes, ela deixa ao cargo do sistema político a elaboração especializada” (HABERMAS, 1997, p. 92).

Sobre as ideias de Habermas, assinale a alternativa correta.

Alternativas:

a)
A política pretendida por Habermas é a democracia deliberativa através do fortalecimento da esfera pública.

b)
Para atender aos interesses comuns a imprensa deve controlada pelo Estado e pelas grandes corporações.

c)
Na esfera jurídica, as opiniões se condensariam, tomariam corpo, realizariam mudanças e teriam condições de estabelecer de modo mais participativo os rumos da política.

d)
A esfera privada nos confere melhores condições de reconhecermos os interesses comuns, sobretudo na questão da produtividade versus salário.

e)
A proposta de Habermas não favorece a formação de agentes críticos e racionais, mas apenas consumidores irracionais.

Respostas

respondido por: vinigarcia909
1

Resposta: Letra A : A política pretendida por Habermas é a democracia deliberativa através do fortalecimento da esfera pública.

Explicação: Corrigido pelo

Perguntas similares