Luckesi (2005) traz uma definição para a ludicidade, ou estado lúdico, como “uma experiência interna do sujeito que, quando age ludicamente, o faz de forma plena, utilizando a atenção plena”. Para o autor, o estado lúdico se caracteriza por estarmos inteiros, plenos, flexíveis, alegres e saudáveis. Na prática com os bebês e crianças da Educação Infantil isso quer dizer que:
A - É indispensável realizar propostas como conversar, ler e escrever, já que elas não ressaltam ou potencializam o estado lúdico dos bebês e crianças.
B - Na rotina das instituições de Educação Infantil, são proporcionados momentos para as situações lúdicas, como o faz de conta nos cantos de casinha, médico, cabeleireiro etc.
C - A utilização da área externa é o momento propício para que que os bebês e as crianças exerçam a ludicidade cotidianamente.
D - Considerar a ludicidade como um elemento estruturante das práticas significa organizar situações que façam sentido para as crianças e bebês, porque desta forma elas se envolvem e as aprendizagens acontecem de maneira mais potente.
Respostas
respondido por:
0
Alternativa - Considerar a ludicidade como um elemento estruturante das práticas significa organizar situações que façam sentido para as crianças e bebês, porque desta forma elas se envolvem e as aprendizagens acontecem de maneira mais potente.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás