• Matéria: Filosofia
  • Autor: beatrizmelo6325
  • Perguntado 3 anos atrás

Três pensadores modernos marcaram a reflexão sobre a questão política: Hobbes, Locke e Rousseau. Um ponto comum perpassa o pensamento desses três filósofos a respeito da política: a origem do Estado está no contrato social. Partem do princípio de que o Estado foi constituído a partir de um contrato firmado, entendendo o contrato como um acordo. Portanto, o Estado deve ser gerado a partir do consenso entre as pessoas em torno de alguns elementos essenciais para garantir a existência social. Todavia, há nuances entre eles.

Considerando o enunciado acima, atente para o que se diz a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Em comum, esses pensadores buscavam justificar reformas do Estado para limitar o poder despótico dos monarcas absolutos.
( ) Para Hobbes, o contrato social é a renúncia dos direitos individuais ao soberano em nome da paz civil.
( ) Para Locke, o contrato social é a renúncia parcial dos direitos naturais em favor da liberdade e da propriedade.
( ) Para Rousseau, contrato social é a transferência dos direitos individuais para a vontade geral em favor da liberdade e da igualdade civis.

A sequência correta, de cima para baixo, é:
a)
F, V, F, V.
b)
V, F, V, F.
c)
V, F, F, F.
d)
F, V, V, V.

Respostas

respondido por: oficialandersonlopes
3

Resposta: V; V; V; F.

A doutrina contratualista ganhou uma ampla publicidade no Iluminismo com os escritos desses escritores sobre filosofia política. A único erro está em Rousseau, pois ele defendia a transferência dos poderes individuais para a vontade geral em contrapartida do benefício comum.

Perguntas similares