"Quero ir ao cinema hoje, pai."
A virgula presente nessa frase exemplifica o uso da virgula para separar:
ABCD
o aposto.
o advérbio.
o sujeito.
o vocativo.
Respostas
Resposta:
A vírgula presente na frase marca o vocativo.
Explicação:
Como aplicar a vírgula?
Sempre que um nome for chamado, ou seja, evocado ( por isso vocativo) haverá a necessidade de uma vírgula, assim como na frase: "Quero ir ao cinema hoje, pai." pai é quem está sendo evocado/chamado.
Quando houver sujeito não se separa com vírgula, pois, dessa forma, haverá a quebra do valor semântico da frase. Observe que na frase citada acima, quem quer ir embora é o sujeito oculto "eu", o verbo quero que está conjulgado na primeira pessoa do presente do indicativo determina o sujeito eu. Portanto, por isso não há vírgula no sujeito; se houvesse a frase ficaria: "quero, ir embora, pai" repare que o sujeito está sendo separado do restante da frase, o que implica no uso correto da vírgula.
As vírgulas também são obrigatórias quando houver aquelas palavras que acompanham o verbo e determina de tempo, modo e lugar, que são denominadas advérbio. Por exemplo: amanhã, vou ao cinema. observe que amanhã determina o tempo e é a palavra que está acompanhando o verbo "vou".
Nos apostos a vírgula também é indispensável. A diferença entre um aposto e um vocativo é que o vocativo não tem relação sintática com a frase, pode aparecer no início, meio ou fim, pois é um termo independente. Já o aposto vem para especificar, explicar, enumerar, comparar e entre outros, ou seja, um aposto sempre terá relação sintática com a frase , pois está contido na oração para acrescentar algo.
Aprenda mais sobre uso da vírgula em: https://brainly.com.br/tarefa/25840260
#usodavirgula #virgula