(VUNESP 2015 – adaptado) - No início do semestre, um professor de educação física resolve avaliar a aptidão cardiorrespiratória de seus alunos e aplica alguns testes. O primeiro teste foi de velocidade máxima no qual os alunos percorriam a distância de 50 metros no menor tempo possível. Após alguns minutos de descanso, os alunos realizaram um teste de velocidade prolongada, onde tentavam percorrer a maior distância possível em um período de tempo de 1 minuto e 30 segundos. Dois dias depois, o professor aplicou o terceiro teste, o teste de Cooper, cujo resultado dos alunos é a maior distância percorrida em 12 minutos. Em relação ao metabolismo energético, assinale a alternativa que contém os sistemas de transferência de energia requeridos em cada teste, respectivamente.
Escolha uma opção:
a. aeróbico; ATP – CP; do ácido lático.
b. aeróbico; do ácido lático; ATP – CP.
c. ATP – CP; aeróbico; do ácido lático
d. do ácido lático; ATP – CP; aeróbico.
e. ATP – CP; do ácido lático; aeróbico.
Respostas
Resposta: acho que pode ser letra E
Explicação:
No primeiro teste os alunos vão usar velocidade máxima no menos tempo possível pra fazer os 50m, então é em relação a explosão muscular, o que transforma o ATP do corpo.
No segundo teste, após eles descansarem apenas uns minutos, eles vão correr por 1,5 min com velocidade prolongada a maior distancia que conseguirem, logo é o quanto eles correm até a produção do ácido lático.
No terceiro teste, dois dias depois, com eles descansados, a velocidade tanto faz, mas o professor quer a maior distância em 12 min, por ser de resistência com controle de respiração, então é um exercício aeróbico.
Não sei se está certo, mas eu pensei assim. Espero ter ajudado.
A alternativa E está correta. O sistema fosfocreatina-creatina (ATP-CP) é utilizado pelo músculo em exercícios que exigem poucos segundos de potência. O sistema aeróbico é usado para atividades atléticas mais prolongadas. E o sistema do ácido lático fornece potência extra durante provas intermediárias.
Adenosina trifosfato (ATP)
Nucleotídeo usado como fonte de energia para a contração muscular. A quantidade de ATP armazenado nos músculo é capaz de sustentar uma potência muscular máxima por menos de 5 segundos, portanto é essencial que ele seja continuamente produzido.
Sistemas metabólicos produtores de ATP no exercício
- Sistema da fosfocreatina-creativa (ATP-CP)
- Sistema glicogênio-ácido lático (anaeróbio)
- Sistema aeróbico
Sistema fosfocreatina-creatina
A fosfocreatina, armazenada nas células musculares, possui ligações de alta energia no grupamento fosfato que fornece energia para a reconstituição de moléculas de ATP.
A transferência de energia da fosfocreatina para o ATP é muito rápida, portanto toda energia armazenada na fosfocreatina muscular é quase instantaneamente disponível para a contração muscular, assim como a do ATP. A energia desse sistema é suficiente para pequenas solicitações de potência muscular máxima.
Sistema glicogênio-ácido lático
Acionado quando grandes quantidades de energia em curtos ou moderados períodos de tempo são necessárias.
- Glicólise (reação anaeróbica): quebra da glicose em duas moléculas de ácido pirúvico;
- Liberação de energia suficiente para a produção de 4 moléculas de ATP;
- Quando a quantidade de oxigênio não é suficiente, o ácido pirúvico é transformado em ácido lático;
- Difusão do ácido lático das células musculares para o sangue.
Sistema Aeróbico (oxidativo)
É o sistema de oxidação dos alimentos na mitocôndria para o fornecimento de energia. Ou seja, processo onde a glicose, os ácidos graxos e os aminoácidos se combinam com o oxigênio para liberar grandes quantidades de energia que formarão moléculas de ATP.
Mais sobre sistemas metabólicos: https://brainly.com.br/tarefa/50404889
#SPJ2