• Matéria: Português
  • Autor: wignersilva202
  • Perguntado 3 anos atrás

Questão 01 Leia as estrofes de Os lusíadas para responder a questão. Assinale a alternativa INCORRETA sobre essas estrofes. "As armas e os Barões assinalados Que da Ocidental praia Lusitana Por mares nunca de antes navegados Passaram ainda além da Taprobana. Em perigos e guerras esforçados Mais do que prometia a força humana, E entre gente remota edificaram Novo Reino, que tanto sublimaram. ( Cessem do sábio Grego e do Troiano As navegações grandes que fizeram; Cale-se de Alexandre e de Trajano A fama das vitórias e tiveram; Que eu canto o peito ilustre Lusitano, A quem Neptuno e Marte obedeceram. Cesse tudo o que a Musa antiga canta, Que outro valor mais alto se alevanta." (CAMÕES, Luis Vaz de. Os Lusiadas. 4³. ed. Porto: Editorial Domingos Barreira, s.d.)

a) Coloca os feitos portugueses O como mais importantes do que os dos outros conquistadores.

b) Narrativa psicológica sobre os O feitos dos navegantes portugueses sobre os demais povos.

c) O assunto central do épico são as navegações portuguesas do início da Idade Moderna.

d) São estrofes de oitavas que apresentam a cada quatro versos uma mudança de assunto.​

Respostas

respondido por: emilyncostarosasant0
1

Resposta:

Eu acho que é a letra D, porque de fala São estrofes de oitavas que apresentam a cada quatro versos uma mudança de assunto.

respondido por: Name18
1

Resposta: acho que é letra D

Explicação:

As estrofes são decassílabos e o assunto continua sendo os feitos lusitanos do período. Camões conta os feitos portugueses no processo das grandes navegações em que eles foram descobrindo novas terras e rotas comerciais, contornando a África e tudo o mais.

Nessa parte fala de como Camões exalta os portugueses em detrimento de outros, deixando a a) verdadeira: "Cessem do sábio Grego e do Troiano As navegações grandes que fizeram; Cale-se de Alexandre e de Trajano A fama das vitórias e tiveram; Que eu canto o peito ilustre Lusitano, A quem Neptuno e Marte obedeceram. Cesse tudo o que a Musa antiga canta, Que outro valor mais alto se alevanta."

Perguntas similares