A técnica de storyboard é uma representação, em forma de desenho, de uma história de uso ou cenário. Ela serve para apresentar um panorama do sistema computacional e como ele se comporta durante a interação do usuário.
Considerando seus conhecimentos sobre storyboards, analise as afirmações a seguir e selecione a correta.
Escolha uma opção:
a. Cada bloco ilustrado representa um conjunto de interfaces dinâmicas do sistema computacional.
b. O uso de storyboards possibilita a visualização de todo o contexto do cenário após a sua construção.
c. Histórias captam a atenção do usuário, criando maior engajamento e empatia dos usuários.
d. Os storyboards devem seguir um formato restrito. Dessa forma, a equipe poderá seguir um passo a passo restrito.
e. Os storyboards trazem benefícios para a equipe apenas quando são utilizados na fase de síntese, pois já se conhece a solução.
Respostas
Resposta:
[corrigido] Histórias captam a atenção do usuário, criando maior engajamento e empatia dos usuários.
Resposta:
D.
Histórias captam a atenção do usuário, criando maior engajamento e empatia dos usuários.
Explicação: A técnica de storyboard pode ser utilizada ao longo das diferentes fases de todo o processo de desenvolvimento e é usada para entender como o sistema se comporta em determinado cenário. Dessa forma, ela é amplamente utilizada na fase inicial do processo de design. Para a criação do storyboard, divide-se a folha de desenho em frames, em que cada bloquinho desses representará uma interface estática do sistema, ou seja, movimentos e interação dinâmica com o sistema não são inseridos nessa técnica. Adicionalmente, os storyboards não têm formatos predefinidos, podendo ter diferentes formatos e diferentes informações associadas a eles. A escolha desse formato vai depender da equipe que está desenvolvendo o sistema. Devido às suas características, os storyboards são utilizados antes da construção do sistema, visando identificar as características necessárias que devem ser atendidas pela solução a ser proposta e podem ser utilizados nas fases de análise, de síntese e de avaliação. Na análise busca compreender o problema a ser atendido pelo sistema; na síntese propõe soluções de baixa fidelidade; e na avaliação colhe informações sobre o que poderá ser melhorado. O uso de storyboards favorece a captura de informações, pois são lúdicos e criam um ambiente divertido que engaja o usuário ao mesmo tempo em que a equipe de design coleta informações, imagens, histórias e cenários, tudo isso colabora para a participação do usuário.