• Matéria: Filosofia
  • Autor: floresemacao
  • Perguntado 3 anos atrás

"... Formei um método pelo qual, parece, tenho um meio de aumentar meu conhecimento e eleva-ló pouco a pouco ao mais alto ponto a que a mediocridade do meu espirito e a curta duração de minha vida permitirem"
Explique por que Descartes, neste trecho, faz referência à mediocridade do próprio espirito. (No mínimo 2 referências e como elas tem relação uma com a outra)


Nathan2242: aula do guilherme né
mateuslorenzo411: to fznd o trabalho dele agr rsrs

Respostas

respondido por: larissamagrani
0

A expressão "mediocridade do próprio espírito" diz respeito à finitude da vida e como o sujeito possui uma capacidade limitada para conhecer as coisas no mundo.

A filosofia cartesiana

O método proposto por Descartes é o método da dúvida. Ele inicia com a dúvida hiperbólica até saber que existe, porque pensa. Nesse insight, ele adota o método baseado nas ideias inatas.

Como as ideias são dadas por Deus aos homens, ele cunha a ideia de que "penso, logo existo". Se penso, eu existo. Assim, a única coisa que não posso duvidar é que eu penso, mas as experiências no mundo podem me enganar.

A partir dessa teoria cartesiana, Descartes torna-se símbolo do racionalismo moderno de que as ideias já existem e que devemos confiar somente na faculdade da razão.

Saiba mais sobre Descartes em: brainly.com.br/tarefa/16761894

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares