No prefácio do livro Língua de Sinais: instrumentos de avaliação (QUADROS & CRUZ, 2011), Maria Cristina Pereira aponta que “estudos sobre crianças surdas filhas de surdos demonstravam que elas apresentavam desenvolvimento linguístico, cognitivo e acadêmico comparável ao de crianças ouvintes, o que evidenciou a importância de os surdos serem expostos à língua de sinais o mais cedo possível”.
Baseado nisso, qual afirmativa está correta?
Respostas
Ao se pensar em desenvolvimento e aprendizagem de crianças surdas é possível considerar a alternativa correta, letra B.
O desenvolvimento é imprescindível para a maturação do sujeito, sob às leis naturais, e o aprendizado como a utilização das oportunidades criadas pelo desenvolvimento, o que justifica a criação de leis que diminuam os abismos criados pela diferenças e pré-conceitos. Oportunizar quanto antes essas crianças é garantia de futuro melhor para elas.
Libras
É a Língua Brasileira de Sinais, principalmente gestual-visual onde é possível se comunicar através de gestos, expressões faciais e corporais.
É o meio legal de comunicação e expressão dos deficientes auditivos desde 24 de Abril de 2002, através da Lei nº 10.436.
É indiscutível que a libras seja instituída em todas as instituições de ensino do país, visto que quanto antes a criança tiver contato com a língua de sinais, mais desenvolvimento ela terá. Assim como uma criança ouvinte, existe uma fase de desenvolvimento em que aprender novas habilidades cognitivas e sociais é mais fácil.
O ideal é que a criança surda tivesse contato com a libras desde seu nascimento, para isso, importante auxilio aos pais ouvintes. E, assim como acontece com a Língua falada em relação aos ouvintes, a língua de sinais deve ser ensinada como disciplina ao longo de toda a Educação Básica, garantindo assim que o direito civil seja cumprido.
Alternativas:
A. Pesquisas como essa e as reivindicações dos movimentos surdos por direito de usarem a língua oral, majoritária em seu país, foram importantes no processo de aquisição de língua pelas crianças surdas.
B. Pesquisas como essa e as reivindicações dos movimentos surdos por direito de usarem a língua de sinais, foram importantes para a aprovação das leis n.º 10.098/2000 e 10.436/2002, bem como do Decreto n.º 5.626/2005.
C. Pesquisas como essa e as reivindicações dos movimentos surdos por direito de usarem a língua de sinais, não tiveram impacto na aprovação das leis n.º 10.098/2000 e 10.436/2002 e do Decreto n.º 5.626/2005.
D. Pesquisas como essa são suficientes para a aprovação da Lei n.º 10.436/2002 e do Decreto n.º 5.626/2005, uma vez que política e movimentos sociais são questões distintas.
E. Pesquisas como essa e as reivindicações dos movimentos surdos foram feitas para garantir o direito de usarem a língua portuguesa como língua de instrução em seu processo de aprendizagem.
Aprenda mais sobre a lei nº 10.098/2000 aqui: https://brainly.com.br/tarefa/31470855
#SPJ1
Resposta: Letra B. Pesquisas como essa e as reivindicações dos movimentos surdos por direito de usarem a língua de sinais, foram importantes para a aprovação das leis n.º 10.098/2000 e 10.436/2002, bem como do Decreto n.º 5.626/2005.
Explicação: Fiz o teste e acertei. Explicação do AVA:
A comprovação, por meio de pesquisas, de que crianças surdas expostas, desde o nascimento, à língua de sinais conseguem alcançar níveis de desenvolvimento equivalentes às crianças ouvintes, é de fundamental importância para a criação de políticas públicas e aprovação de leis que minimizem barreiras e garantam direitos, como as leis n.º 10.098/2000 e 10.436/2002 e o Decreto n.º 5.626/2005. Atrelados às pesquisas, os movimentos sociais são a força política das minorias que buscam assegurar aquilo que lhes é de direito. Por isso, as pesquisas e os movimentos sociais foram importantíssimos para a garantia de direitos dos surdos.