Revendo o capítulo
1 Quais foram as principais inovações da Constituição republicana de 1891?
2
Durante a Primeira República (1889-1930), uma série de mecanismos de sustentação política garantia a permanência das elites no comando do país.
a) Explique o que era a política dos governadores e como ela funcionava.
b) O que foi a chamada política do café com leite? Como ela foi implementada?
O que foi o movimento tenentista? Quais eram as suas principais críticas e reivindicações?
Respostas
Resposta:
1) O processo que levou a abdicação de D. Pedro II e ao fim da monarquia no Brasil não foi, como em outros países, um processo violento. Nem teve, como em outros contextos, um caráter de revolução social radical, pelo contrário: as estruturas sociais e econômicas presentes antes da proclamação da república mantiveram-se praticamente inalteradas, mesmo que profundas transformações fossem introduzidas na sociedade brasileira.
2- a) A política dos governadores foi um acordo entre o Governo Federal e os estados. Os estados eram responsáveis por ajudar na eleição do presidente que, em troca, os ajudava quase sem restrições. Isso ocorria para que o governo não enfrentasse oposição.
b) Minas Gerais e São Paulo eram os maiores colégios eleitorais durante a a quantidade de votos suficiente para eleger um presidente. Os dois estados fizeram um acordo de alternância no poder, com cada eleição sendo eleito um presidente de um dos dois estados.