2. O poema do Texto 2 foi publicado em 1928, na capa da Revista de Antropofagia, um dos principais periódicos de arte de vanguarda, que propunha novas formas de poesia no começo do século XX. Logo depois de sua publicação e nos anos seguintes, a critica foi muitas vezes impiedosa com o poema de Drummond, como indica o trecho a seguir. O Sr. Carlos Drummond é difícil. Por mais que esprema seu cérebro não sai nada. Vê uma pedra no caminho - coisa que todo dia sucede a muita gente - (principalmente agora que as ruas da cidade andam em conserto) e fica repetindo igual papagaio. [...] Hoje não se rima. Um cabra vai pela rua, tropeça por exemplo numa casca de banana, papagueia a coisa umas quatro ou cinco vezes e pronto! Está feito o poema [...]. FONSECA, G. da apud DRUMMOND DE ANDRADE, C. Uma pedra no meio do caminho: biografia de um poema Rio de Janeiro: Ed. do Autor, 1967. p. 32-35. A crítica de Gondim da Fonseca utiliza alguns critérios que revelam uma concepção do que seria um poema. a) Quais são os critérios utilizados para a critica? b) Que concepção de poema fica subentendida na critica?
Respostas
a) Os critérios utilizados pela crítica do poema "No meio do caminho" são a temática banal, a reiteração sistemática e a falta de rimas.
b) Fica subentendido na crítica que um poema deve ter um tema culto e uma elaboração convencional, como o uso de rimas e da métrica regular.
Críticas ao poema "No meio do caminho"
O poema "No meio do caminho" foi escrito por Drummond de Andrade. Trata-se de uma das obras mais marcantes do autor. A mensagem é metafórica e fala sobre as dificuldades (pedras) que encontramos na vida (caminho). Porém, na época o poema foi muito criticado.
a) Um dos critérios de crítica do poema "No meio do caminho" são a temática banal, afinal, é sobre uma pedra no meio do caminho. Além disso, o poema não tem rimas e faz uso da reiteração sistemática, ou seja, da repetição excessiva da expressão "tinha uma pedra". Mas essa repetição também tem um sentido metafórico, pois as dificuldades e os obstáculos vão sempre aparecer, vão sempre existir na vida.
b) Fica subentendida na crítica que um poema deve ter um tema mais elevado e culto. Para o crítico, falar sobre uma pedra no meio do caminho não é uma temática relevante. Fica subentendido também que a concepção de um poema deve usar a elaboração convencional (tradicional), como o uso de rimas e da métrica regular.
Entenda mais sobre o poema "No meio do caminho" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/24112750
#SPJ1