1 - A partir dos conhecimentos sobre o início do modernismo suas características evolução, o que o “manifesto antropológico periférico” traz de características modernas?
2- Comparando o “manifesto antropológico” de Oswald de Andrade com o “manifesto antropológico periférico de Sérgio Vaz, quais são as relações estabelecidas?
3- Pesquise uma outra obra contemporânea que possui características moderna
Respostas
1) O Manifesto da Antropofagia Periférica, de Sérgio Vaz, tem a característica moderna do inconformismo. O autor sustenta, como os modernistas faziam, o rompimento com um modelo artístico dominante.
2) Ambos os manifestos sugerem o rompimento com cânones artísticos através de repúdio:
- O Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade, em 1928, sugeria que a relação dos modernistas com a arte canônica europeia deveria ser a mesma dos antropófagos com os colonizadores.
- O Manifesto da Antropofagia Periférica, de 2007, também sugere uma ação de recusa. Ele reage contra o que o autor chama de arte do consumo. Defende a arte da periferia e da resistência. Como o manifesto de 1928, usa termos fortes para realçar sua mensagem.
3) Na cultura contemporânea, há manifestações artísticas que, como as modernistas, manifestam inconformismo.
- Um exemplo é a arte do graffiti, que é uma forma de muralismo.
- Assim como faz o Manifesto da Antropofagia Periférica, o graffiti pode envolver protesto.
- Uma referência internacional é o artista anônimo Bansky.
A influência dos modernistas
Os movimentos modernistas incorporavam o desejo de renovação das temáticas e das formas artísticas. No Brasil, são referências a Semana da Arte Moderna de 1922 e os manifestos de Oswald de Andrade.
Em 2022, no centenário da semana de 1922, o manifesto periférico de Sérgio Vaz, escrito em 2007, voltou a ser discutido, por fazer um paralelismo contemporâneo com Oswald de Andrade.
Continue aprendendo sobre modernistas aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/20529252
https://brainly.com.br/tarefa/47997001
https://brainly.com.br/tarefa/6871702
#SPJ1