Leia o texto abaixo.
Bolo de chocolate
Ingredientes:
3 copos de farinha de trigo; 2 copos de açúcar, 1 copo de chocolate em pó; 1 copo de óleo; 3 ovos; 1 copo de água quente; 1 colher de sopa de fermento em pó; Modo de Preparo: Em uma tigela misturar o açúcar e o chocolate em pó. Em seguida, misturar as gemas e o óleo.. Aos poucos acrescentar a água e o trigo. Em seguida juntar o fermento e por fim juntar as claras em neve. Despejar numa forma untada e colocar para assar por aproximadamente 40 minutos.
Acesso em: 20 jul. 2022.
com base nas discussões realizadas em "linguagem comunicação e interação" analise as assertivas que seguem assinale a opção correta :
Respostas
Resposta: Alternativa D
Explicação: A linguagem utilizada na construção da receita de bolo de chocolate é a não verbal, uma vez que faz referência a farinha, ovos e outros ingredientes que são físicos e palpáveis.
Acerca da receita do Bolo de Chocolate, a opção correta sobre linguagem é:
- Alternativa 5: A linguagem do texto literário [...] função estética [...]
As receitas como textos singulares
O motivo de a alternativa 5 ser a única correta é que ela é a única que apresenta sentido completo, coeso e coerente. Vejamos:
- A literatura e o texto literário apresentam uma linguagem que não se limita em si mesma. Por isso ultrapassa as definições dos dicionários.
- Na literatura a palavra "pedra", por exemplo, pode apresentar os mais inusitados sentidos, como vemos em O Mito de Sísifo (Albert Camus) e No Meio do Caminho (Carlos Drummond de Andrade)
- Diferente de um texto não literário, em que se procura o significado mais convencional e exato de uma palavra.
As outras alternativas podem ser descartadas por uma análise desse modo:
1. O conceito de "literariedade" dos formalistas russos não tem relação com a receita, uma vez que esse tipo textual não prioriza de modo algum a função estética.
2. Essa alternativa seria a mais conveniente, não fosse a contradição do segundo período: a singularidade desse tipo textual não amplia nossa visão sobre o assunto, na verdade, restringe.
Os elementos imperativos nos induzem a seguir um caminho específico, desconsiderando e eliminando as outras possibilidades.
3. Receita de bolo é um típico texto literário? Essa proposição é absurda, a não ser no mundo das panquecas.
4. O código empregado é a língua portuguesa, como a língua portuguesa não seria uma linguagem verbal? Linguagem não verbal é a visual, a de gestos, entre outras... onde tem palavras, sempre há linguagem verbal.
Para entender os elementos que constroem uma receita culinária, observemos quais são eles:
- O uso de numerais em algarismos
- O modo imperativo, em que os verbos estão flexionados de modo a orientar, instruir ou ordenar algo ao interlocutor
O uso de recursos da linguagem específicos, como esses, torna o assunto desse texto facilmente reconhecível, ou seja, singulariza a linguagem de modo que, ao bater o olho, a gente saiba que não é uma poesia ou romance, mas sim um texto do tipo receita culinária.
Além disso, essa linguagem imperativa nos induz a desconsiderar outras possibilidades, pois suas informações são objetivas.
A linguagem literária, por outro lado, parece sempre sugerir algo novo: ela nos faz considerar as outras possibilidades, geralmente de modo subjetivo.
Aprenda mais sobre Receitas e a linguagem utilizada nelas em: https://brainly.com.br/tarefa/31751655
#SPJ2
A linguagem do texto literário está comprometida com a função estética e com os vários significados que, inclusive, ultrapassam os limites codificados pelos dicionários e gramáticas.
A linguagem do texto literário está comprometida com a função estética e com os vários significados que, inclusive, ultrapassam os limites codificados pelos dicionários e gramáticas.