Respostas
Resposta:
caso dos investidores, é muito comum bancos e corretoras informarem a rentabilidade anual de um determinado investimento. O investidor precisa descobrir a taxa equivalente mensal para fazer a comparação. Uma rentabilidade acumulada por vários meses também pode ser convertida para uma taxa equivalente mensal. Uma taxa mensal ou anual pode ser convertida para uma taxa diária, e assim por diante.
O mesmo vale para os devedores. Quando você paga prestações, parcelas, pede um empréstimo ou faz um financiamento os bancos costumam informar uma taxa mensal pequena para não assustar o consumidor. É importante saber transformar essa taxa mensal em uma taxa anual para que você possa fazer comparações.
Como usar o simulador
Taxa anual para mensal: No exemplo acima temos a taxa de 6% ao ano (12 meses) e queremos saber qual é a taxa mensal (1 mês) equivalente a essa. No campo “taxa de juros” preenchemos o valor de 6%. O simulador usa 4 casas depois da virgula e por isso você verá o número 6,0000%. No campo “Períodos” preenchemos que essa taxa é referente a 12 meses. Depois preenchemos que a taxa equivalente que queremos encontrar é referente a 1 mês. O resultado será 0,4868% ao mês.
Taxa mensal para anual: Vamos imaginar que você tenha uma taxa de juros de 1% ao mês e queira saber quanto isso equivale anualmente (12 meses). No campo “taxa de juros” preencha o número 1,00%. No campo período digite o número 1, pois essa taxa de 1% é referente a um período de um mês. No período da taxa equivalente devemos preencher 12, pois queremos saber qual é a taxa equivalente em 12 meses. O resultado será 12,6825%. Podemos dizer que um investimento que rende 1% ao mês tem rentabilidade anual equivalente a 12,68%.
Taxa acumulada em x meses para taxa mensal: Vamos imaginar que um determinado investimento rendeu 800% em 5 anos
Resposta:
1,5% mês (em caso de juros simples)
explicação:
1 ano (A) = 12 meses (M)
A = 18
12M = 18
M = 18 ÷ 12
M = 1,5