A Sociologia das Profissões surge como um campo de estudo relacionado aos processos de profissionalização, de compreensão dos elementos estruturantes de uma profissão. Mesmo sendo um debate amplo e sem um conceito consensual que dá conta de toda a diversidade presente no mundo das profissões, há teorias importantes para compreendermos esse aspecto na sociedade. Freidson (1998), afirma que há três denominadores exclusivos quando tratamos da dimensão de uma profissão, sendo eles: a expertise, o credencialismo e, a autonomia. Sobre essa discussão, assinale a alternativa correta:
Respostas
Podemos definir como correta a: Alternativa D. Procura caracterizar as teorias da sociologia das profissões, verificar as etapas de do processo de profissionalização no Brasil, identificar na profissão de arquivista o cumprimento das etapas de desenvolvimento das profissões no Brasil e propõe reflexões acerca da profissão de arquivista.
Como a Sociologia Trabalha?
A sociologia tem atuado como uma fonte de dados sobre os fatores que manipulam e formam as relações sociais. Nesse contexto, é a sociologia que fornece a base para a atuação prática que visa a melhoria de setores sociais, como a segurança pública, a educação, a saúde e o desenvolvimento humano em geral.
Complemento da Questão:
A) A autonomia está relacionada ao corpo de conhecimentos, de habilidades que, de forma exclusiva, as pessoas adquirem em um processo de formação, de capacitação. Esse fator é fundamental para distanciar dos leigos, dos não formados.
B) A expertise está relacionada a existência de algum sistema organizado que protege a autonomia. Assim, a expertise é o que torna o profissional formado e o leigo com capacidades iguais para atuar.
C) A expertise se materializa e também vai se construindo no próprio fazer profissional, no cotidiano da sua atuação. Quanto maior a sua independência, sua autoridade sobre a sua intervenção, maior será sua dimensão.
D) O crendencialismo está relacionado a existência de algum sistema organizado que protege a expertise. Assim, a expertise e o credencialismo acabam sendo aspectos inseparáveis, pois é uma forma de institucionalizar esse conhecimento e também protegê-lo.
E) A autonomia está relacionada a regulação da área profissional, criando assim o que pode ser denominado de reserva de mercado, propiciando o credenciamento, logo, é sim um caráter excludente.
Entenda mais sobre sociologia das profissões em:
https://brainly.com.br/tarefa/46199915
#SPJ4