• Matéria: Saúde
  • Autor: Andregomezlcg8388
  • Perguntado 3 anos atrás

- A informatização do Sistema Único de Saúde (SUS) foi planejada pelo Ministério da Saúde Para que você compreenda as diferenças entre essas duas versões, observe, primeiramente, na Figura 1, o fluxo de cadastro e atualização das famílias e do território usando a versão de Coleta de Dados Simplificada (CDS): Cadastro de indivíduos, famílias e domicílios/imóveis no CDS

Respostas

respondido por: camilaperrut
2

Considerando as informações apresentadas no enunciado, bem como os conceitos acerca do tema Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), podemos afirmar que a resposta incorreta é a alternativa C, haja vista que a utilização de softwares, como o e-SUS AB, simplificou processos como a coleta e registro de dados, por exemplo.

Sobre o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB)

O SISAB foi instituído em 2013 e é o sistema de atenção básica vigente no nosso país para fins de financiamento e de adesão aos programas e estratégias da Política Nacional de Atenção Básica, em substituição ao  Sistema de Informação da Atenção Básica (SIAB).

Com a informatização do sistema, as informações sobre os pacientes passaram a ser armazenadas de maneira eletrônica, acarretando a substituição do papel.

Por fim, como sua pergunta está incompleta, é provável que o trecho abaixo seja o complemento do enunciado. Ressalto que a resposta acima foi dada com base nestas informações:

"A informatização do Sistema Único de Saúde (SUS) foi planejada pelo Ministério da Saúde para facilitar e contribuir para a organização do trabalho dos profissionais de saúde, elemento decisivo para a qualidade da atenção à saúde prestada à população. Os frutos dessa estratégia são o Sisab e um novo software, denominado e-SUS AB, que possui duas versões: a Coleta de Dados Simplificada (CDS) e o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) (BRASIL, 2013).

Para que você compreenda as diferenças entre essas duas versões, observe, primeiramente, na Figura 1, o fluxo de cadastro e atualização das famílias e do território usando a versão de Coleta de Dados Simplificada (CDS):

Cadastro de indivíduos, famílias e domicílios/imóveis no CDS

Figura 1 - Fluxo de Cadastro e Atualização das famílias e do território na versão da Coleta de Dados Simplificada (CDS).

Agora, observe na Figura 2, o fluxo de cadastro de indivíduos e atualização das famílias e do território (domicílios/imóveis) utilizando o aplicativo e-SUS AB Território com o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).

Cadastro de indivíduos, famílias e domicílios/imóveis

Figura 2 - Fluxo de Atualização usando aplicativo e-SUS AB Território na versão PEC.

Comparando os dois fluxos, o da Figura 1 com o da Figura 2, podemos compreender que a utilização do aplicativo e-SUS AB Território na versão PEC promove uma grande simplificação no processo de coleta e registro de informações e as vantagens são as seguintes, exceto:

a) Eliminação das fichas de papel (Cadastro Domiciliar e Cadastro Individual).

b) Eliminação do processo auxiliar de digitação do cadastro, considerando o uso do CDS.

c) Aumento no armazenamento de fichas de papel dentro da UBS.

d) Diminuição do tempo de compartilhamento de informação com o restante da equipe.

e) Redução no tempo de cadastramento e atualização dos cadastros da população no território."

Saiba mais sobre Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB) em brainly.com.br/tarefa/9313255

#SPJ4

Perguntas similares