O meio externo fica hipotônico em relação ao interior da lesma, ao ser adicionado o sal. II. O sal suga toda a água do corpo das lesmas, devido ao processo de osmose. III. As lesmas são mais vulneráveis que os caracóis por não possuírem uma concha calcária para se proteger, no entanto elas possuem parede celular. IV. Neste caso, o solvente é transferido para o meio hipertônico
Respostas
Ao adicionar sal no corpo de uma lesma, o meio externo fica hipertônico, com isso, o sal "suga" a água das células da lesma, ou seja, o solvente (água) sai do meio hipotônico (células) e vai para o hipertônico (meio externo), levando a desidratação e posteriormente morte do animal.
- Alternativas Corretas: II e IV
Osmose - Sal na Lesma
Uma morte por desidratação com certeza é uma das mais cruéis que um organismo pode sofrer; é isso que acontece quando é colocado sal no corpo de uma lesma. Quando coloca sal no corpo da lesma inicia-se um processo chamado osmose, onde o sal (soluto) irá "sugar" a água (solvente) das células da lesma, buscando encontrar um equilíbrio osmótico entre o meio externo e interno, com isso, a água migra do interior das células (hipotônico) para o meio externo (hipertônico), provocando assim, uma rápida desidratação do animal e consequentemente morte.
Para aprender mais sobre osmose, considere acessar: https://brainly.com.br/tarefa/4727849
#SPJ4