Todo processo de mudança precisa de três ingredientes. O primeiro é identificar com total clareza e verdade o estado atual, ou seja, onde e como a pessoa se encontra. A segunda etapa é descobrir aonde ela realmente quer chegar, afinal, para quem não sabe aonde quer chegar, o caminho não é importante. E a terceira etapa é a elaboração consistente, precisa e flexível de um plano de ação. Fonte: Vieira (2010, p. 37). Acerca dos estados do projeto de vida, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I - O principal objetivo do Projeto de Vida é contribuir com a concretização dos sonhos e resultados, ou seja, chegar ao estado desejado. Ao determinarmos um resultado, nos tornamos conscientes da diferença entre o que temos e o que desejamos. PORQUE II - Um resultado é aquilo que você deseja, portanto, não é a mesma coisa que uma tarefa. Uma tarefa é o que você precisa fazer para alcançar o resultado ou estado desejado. É importante destacar que o intervalo entre o estado atual e o estado desejado reside o espaço em que deveremos atuar para que os resultados aconteçam, e certamente deveremos acionar diferentes recursos pessoais como: estratégias mentais, linguagem, fisiologia, estados emocionais, crenças e valores
Respostas
Podemos definir como correta a: Alternativa 2 (As asserções I e II, são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I).
O Projeto de Vida como Metodologia de Ensino
Nos dias atuais os projetos de vida também fazem parte das metodologias utilizadas nas escolas, sendo que a partir de pequenos projetos as crianças começam a notar o que é necessário para se chegar a um resultado.
O projeto de vida está indicado na BNCC, compondo a sexta competência que deve ser desenvolvida. A partir desse tipo de projeto algumas habilidades serão fortalecidas, como:
- Determinação;
- Esforço;
- Auto eficácia;
- Perseverança;
- Autoavaliação;
- Compreensão; E
- Preparação.
Complemento da Questão:
(...) Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativa 1: As asserções I e II, são proposições verdadeiras e a II não é uma justificativa da I.
Alternativa 2: As asserções I e II, são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
Alternativa 3: A asserção I é uma proposição falsa e a II, uma proposição verdadeira.
Alternativa 4: A asserção II é uma proposição falsa e a I, uma proposição verdadeira.
Alternativa 5: As asserções I e II, são proposições falsas.
Entenda mais sobre projeto de vida na BNCC em:
brainly.com.br/tarefa/47541696
#SPJ4