[. ] Ao longo de todo o século XVIII, São Paulo ainda era o quartel-general de onde não cessavam de partir as "bandeiras1"e permanecia a pobreza em razão da carência de uma atividade econômica lucrativa. A virada na economia aconteceu na passagem do século XVIII para o XIX, quando as plantações de café substituíram as de cana-de-açúcar para ocupar o primeiro plano na economia nacional, especialmente depois que dom Pedro declarou a Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822. São Paulo destacou-se no cenário nacional. A expansão da cultura do café exigiu a multiplicação das estradas de ferro. Foi um período de grandes transformações, marcado pela crise do sistema escravocrata, que levaria à Abolição em 1888 e que daria lugar, entre outros fatos, à chegada em massa de imigrantes, principal solução para a mão de obra na lavoura. [. ] *Vocabulário: 1bandeiras: expedições de desbravamento com finalidades estratégicas e econômicas, realizadas pelo interior do Brasil Colônia. De acordo com esse texto, o início do desenvolvimento do estado de São Paulo teve forte influência da atividade agrícola. Industrial. Mineradora. Turística
Respostas
respondido por:
0
Levando em consideração o texto sobre o desenvolvimento do estado de São Paulo, observamos que teve uma forte influência da atividade agrícola.
A importância da atividade agrícola no estado de São Paulo
A dissertação acima reforça a relevância das lavouras de café e cana-de-açucar no progresso do desenvolvimento do estado de São Paulo.
Essas plantações tiveram e tem até hoje muita relevância pois impulsionaram movimentos migratórios para a execução de atividades nas lavores, dessa forma ajudando o desenvolvimento da infraestrutura de transporte ferroviário, com isso, esses produtos foram transportados de forma mais rápida e fácil de um estado para o outro.
Estude mais sobre atividade agrícola em: https://brainly.com.br/tarefa/32720600
#SPJ4
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás