Por ser um modelo relativamente novo na Psicologia, a avaliação assistida ainda tem problemas, segundo Haywood, Tzuriel (2002) e Sternberg, Grigorenko (2002). De acordo com esses autores, marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas: ( ) Problemas psicométricos, como a questão da fidedignidade, que é alta apenas quando se utilizada no formato estático (sem a mediação); ( ) Não é necessário ainda saber como estabelecer a validade da avaliação assistida; ( ) Esta modalidade de avaliação é ensinada nos cursos de graduação, mas somente em workshops; ( ) Consome muito tempo;
A) ( ) F, V, V, F
B) ( ) V, F, F ,V
C) ( ) F, V ,V ,V
D) ( ) V, V, F, F
Respostas
Segundo nossos conhecimentos em avaliação assistida é possível julgar as proposições como V, F, F e V, letra B.
Segundo os escritores este tipo de avaliação, ainda resta-nos saber como estabelecer a validade e que esta seja ensinada em cursos de graduação, não somente em workshops.
Avaliação assistida
Surge juntamente à inclusão no ensino. Pessoas com deficiências a partir da lei, foram inseridas nas escolas tradicionais e essas tiveram que se adaptar para acolher esses alunos da melhor forma.
Além de adaptar os processos pedagógicos, de ensino e materiais didáticos, foi necessário modificar a forma como essas pessoas são avaliadas.
Não seria justo que tendo tudo adaptado às suas necessidades, fossem avaliados ao longo do processo, igualmente às pessoas sem nenhuma necessidade especial.
Por isso a avaliação assistida ganhou contornos de uma proposta que defende a avaliação de processos mais do que item de aprendizagem. Moldada sob o aspecto de avaliação do pensamento, percepção, aprendizagem e solução de problemas por meio de um ativo e gradativo processo de ensino voltado para modificar o funcionamento cognitivo.
Aprenda mais sobre processos avaliativos aqui: https://brainly.com.br/tarefa/24442925
#SPJ4