• Matéria: História
  • Autor: MariaRodrigues7526
  • Perguntado 3 anos atrás

A cidade de São Paulo foi fundada em 1554 pelos padres jesuítas José de Anchieta e Manoel da Nóbrega, que construíram uma igreja e um colégio para catequizar os índios no local hoje conhecido como Pateo do Collegio. Por mais de 300 anos, no entanto, a cidade não passou de um pequeno vilarejo. Foi só a partir da década de 1870, com o boom da economia cafeeira, que ela começou a se tornar uma das mais importantes do continente. Nessa época, a cidade passou a ser um ponto de parada obrigatório na rota do café: [. ] os imigrantes que desembarcavam aos milhares para trabalhar na lavoura do café ficavam um tempo na capital antes de seguir para o interior. Logo surgiram as primeiras indústrias, e, no começo do século 20, São Paulo já despontava como uma das maiores cidades do Brasil. Italianos, portugueses, espanhóis, alemães, árabes, japoneses. Aos poucos o pequeno vilarejo se enchia de gente vinda do mundo todo. Esse movimento continuou durante toda a primeira metade do século 20, quando a cidade recebeu milhares de imigrantes que fugiam da Primeira e da Segunda Guerra Mundiais. [. ] Com base nesse texto, a chegada de imigrantes de diferentes países em São Paulo promoveu nessa cidade a diminuição da desigualdade social. A redução da quantidade de mão de obra disponível. O aumento da diversidade sociocultural. O surgimento de conflitos armados

Respostas

respondido por: dmmaia17
0

Com base no texto, que se refere a chegada de imigrantes em São Paulo podemos afirmar que isso causou um grande aumento da diversidade sociocultural, pois os imigrantes traziam consigo suas diferentes culturas que foram aos poucos sendo incorporadas aos costumes da população local.

A chegada de imigrantes em São Paulo

A chegada de imigrantes na cidade de São Paulo se intensificou a partir do século XX quando milhares de pessoas de diversas regiões do planeta vieram fugindo da primeira e segunda guerras mundiais.

Por esse motivo é possível encontrar na cidade de São Paulo influência cultural de varias partes do mundo, principalmente Italianos, portugueses, espanhóis, alemães, árabes e japoneses.

Exemplos disso em São Paulo são os bairros da Mooca e do Bixiga que tem grande presença de descendentes de imigrantes italianos e o bairro da Liberdade onde a cultura japonesa é dominante.

Saiba mais sobre a chegada de imigrantes em São Paulo aqui: https://brainly.com.br/tarefa/49518053

#SPJ4

Perguntas similares