• Matéria: ENEM
  • Autor: AnandaLuiza960
  • Perguntado 3 anos atrás

Considere os seguintes casos: -paciente A: histórico familiar de câncer de pele, exposição à luz solar sempre com protetor solar, 40 anos de idade; -paciente B: sem histórico familiar de câncer de pele, exposição à luz solar sem proteção, 41 anos de idade; Ambos os pacientes foram diagnosticados com câncer de pele. Tomando com base as informações dos pacientes, podemos afirmar que: Escolha uma:

Respostas

respondido por: mayaracassaniga
2

Julgando o enunciado com dois casos distintos sobre câncer de pele, podemos considerar que a paciente A apresenta uma predisposição genética para o câncer, já a paciente B desenvolveu o câncer de pele devido a falta de proteção contra os raios ultra violeta (luz solar), altamente cancerígeno e considerado a principal fonte causadora.


Diante disso a alternativa correta é a letra E.


Câncer de pele:

O câncer de pele caracteriza-se-pela presença de um tumor que atinge a pele, sendo classificado como o mais frequente câncer no mundo e no Brasil. Comumente afeta pessoas acima de 40 anos, sendo raro em crianças e pessoas negras, apresentando como principal fonte causadora a exposição excessiva ao sol sem proteção.


Complemento do enunciado:

Escolha uma:

 a. a causa provável do câncer de pele dos dois pacientes é a mesma; 

b. usar protetor solar não diminui as chances de desenvolver câncer de pele; 

c. o histórico familiar do paciente A não tem nenhuma influência no surgimento do câncer;

d. a exposição a luz solar não é considerada como fator de risco para o câncer de pele. 
e. baseado nas informações, a causa do câncer de pele é diferente para os dois pacientes. No caso do paciente A provavelmente o histórico familiar (predisposição genética) é a causa, e para o paciente B a exposição à luz solar sem proteção;


Entenda mais sobre a prevenção contra o câncer de pele aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/27317720


#SPJ4

respondido por: bethlitoral
0

Resposta:No caso do pacientes "A" a causa pelo seu diagnóstico foi genética, apesar de sempre se proteger. Já o paciente "B" foi pela exposição a luz solar sem proteção, e que usar protetor solar nem sempre vai impedir que você desenvolva câncer de pele.

Explicação:

Perguntas similares