• Matéria: Pedagogia
  • Autor: marci19741971
  • Perguntado 3 anos atrás

Saúde e educação são constantemente evocadas quando a questão gira em torno das condições de vida. A interação entre elas, independentemente de onde ocorre, constitui um caminho importante para a conquista da qualidade de vida. (...) No princípio do século XX, na concepção higienista-eugenista, a educação em saúde visava o desenvolvimento de uma “raça” sadia e produtiva, a partir da observação, exame, controle e disciplina na infância. As práticas pedagógicas eram centradas em ações individualistas, focadas na mudança de comportamentos e atitudes, sem muitas vezes considerar as inúmeras condições de vida da realidade na qual as crianças estavam inseridas

Adaptado de: CARVALHO, Fabio Fortunato Brasil. A saúde vai à escola: a promoção da saúde em práticas pedagógicas. Physis Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, n. 25, v. 4, p. 1207-1227, 2015.



Considerando o papel da escola e da promoção da saúde por meio dos pressupostos higienistas, avalie as asserções a seguir:



I. Olhando numa perspectiva social, promover saúde e hábitos de higiene no ambiente escolar tornam esses saberes em objetos de conhecimento.

II. As preocupações e indagações a respeito da saúde e higiene na sociedade tem o seu grande foco na escola e nas práticas que essa instituição poderia desenvolver.

III. A higienização passou a ser tarefa dos médicos e a disciplinarização ainda era dominada e o projeto mantido pelos médicos que se propunham a inserir estratégias no modo de vida da população.

IV. Por serem amplamente divulgado, e divulgado em detalhes, na época as professoras eram encarregadas de identificar os problemas e dar o encaminhamento adequado para os alunos que precisassem.



É correto o que se afirma em:

Alternativas
Alternativa 1:
I e IV, apenas.

Alternativa 2:
II e III, apenas.

Alternativa 3:
III e IV, apenas.

Alternativa 4:
I, II e IV, apenas.

Alternativa 5:
II, III e IV, apenas.


marci19741971: Respondi a I,II e IV

Respostas

respondido por: Matheusieti
2

Na realidade, a higienização passou a ser um trabalho das bases sociais, dialogando com a saúde, porém, o trabalho dos médicos se dava na organização de medidas para a prevenção e o combate de doenças, onde vemos estratégias interessantes no modo de vida e na forma como cada uma das políticas públicas se agruparam. Apenas I, II e IV.

Como observamos o trabalho da base sanitária em nosso território?

A partir da representação de segmentos sociais com o objetivo de avaliar a situação da saúde, promovendo diretrizes para a formulação dessa política nos níveis correspondentes.

Mais sobre a saúde coletiva:

https://brainly.com.br/tarefa/12647037

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares