Um satélite artificial gira em torno da terra a altura de 600 km(raio da terra = 6400km, período de rotação = 24h )qual deve ser a velocidade desse satélie para que um observador, colocado na terra, tenha a impressão de que ele se encontra parado?
Respostas
Resposta: A velocidade de um satélite para que dê a impressão de que não está se movendo quando observado por um observador localizado da terra é igual a 1.832,60 km/h (aproximadamente)
Introdução: A velocidade angular é uma grandeza vetorial e é descrita como a taxa de variação do deslocamento angular que especifica a velocidade angular ou taxa de rotação de um objeto e o eixo em torno do qual o objeto gira. A quantidade de mudança no deslocamento angular da partícula em um determinado período de tempo é chamada de velocidade angular. A trajetória do vetor velocidade angular é vertical ao plano de rotação, em uma direção que geralmente é indicada pela regra da mão direita
Unidade SI e representação em física: A velocidade angular é medida em ângulo por unidade de tempo, por exemplo, radianos por segundo. A unidade SI de velocidade angular é expressa como rad/s, com radianos tendo um valor adimensional de unidade, então as unidades SI de velocidade angular são listadas como 1/s.
A velocidade angular é geralmente representada pelo símbolo ômega (ω).
Estamos interessados em encontrar a velocidade de um satélite artificial que gira em torno da Terra, queremos encontrar essa velocidade para que o satélite dê a impressão de que não está se movendo quando observado por um observador localizado na Terra, sabemos que a altura do satélite é igual a 600 km (quilômetros) e o raio da terra é igual a 6400 km e o período de rotação da terra é igual a 24 horas (1 dia).
Para que o satélite dê a impressão de que não está se movendo, ele deve ter a mesma velocidade de rotação da Terra. Para isso, lembremos que a velocidade angular é dada pela fórmula:
Onde T representa o período de rotação, esta fórmula pode ser reescrita desta outra forma:
A primeira coisa que faremos é anotar todos os nossos dados que serão essenciais para a solução deste problema, anotando nossos dados:
Primeiro devemos saber o valor da velocidade angular da terra, quando determinamos a velocidade angular da terra também determinamos a velocidade angular do satélite artificial então lembre-se que ambas as velocidades devem ser iguais, para determinar a velocidade angular do terra, vamos usar a primeira fórmula que explicamos. Substituindo o período da terra, que é igual a 24 horas, em nossa fórmula obtemos o valor de:
Podemos ver que a velocidade angular da Terra é igual a π/12 h, então a velocidade angular do satélite também é igual a π/12 h, portanto, conhecendo a velocidade angular do satélite, passamos a encontrar a velocidade do satélite satélite, para encontrar a velocidade do satélite, usaremos a segunda fórmula para calcular a velocidade angular.
Mas espere, falta uma informação essencial e esse é o raio do satélite, mas lembremos que o raio da Terra é igual a 6400 km e a altura do satélite é igual a 600 km, pois o satélite orbita em torno a terra seu raio é igual à altura do satélite mais o raio da terra, então levando isso em conta podemos ver que a velocidade do satélite é dada pela expressão: