As teorias raciais eram orientadas por correntes de pensamento etnológicas-biológicas que se fundamentaram na antropologia física. Os estudos que indicavam a inferioridade das raças estavam apoiados nas diferenças físicas dos brancos, negros e índios, a poligenia ( traços de herança da ação e relação de diversos genes) que catalogava diferentes espécies de animais com a variedade das regiões climáticas habitadas.
FIGUEIROA, A. G. B.; SILVA, S. M. C. Estudo Sócio-Histórico e Neuropsicológico da Medicalização Infantil. Maringá - PR.: UniCesumar, 2020. Adaptado.
Considerando as teorias que corroboraram para a legitimação de que havia raças inferiores, analise as afirmativas a seguir:
I) O darwinismo social contribuiu com as discussões, onde os negros podiam ser apontados, cientificamente, cidadãos de segunda categoria.
II) A Sociedade Eugênica de São Paulo viria com o propósito de estabelecer a igualdade entre as raças.
III) A impossibilidade de o país ser civilizado ampliava se em razão das visões racistas e do gobinismo, estes acreditavam que os povos se degeneravam, a partir das várias combinações sanguíneas.
IV) Para Gobineau, na hierarquia racial elaborada por ele, os negros ocupariam a parte abaixo da escala, seguidos pelos chineses e asiáticos
V) A corrente denominada de escola histórica, em que as diferenças físicas eram uma evidência histórica determinada, e a raça branca, por sua vez, estabelecidas por inerente e permanente superioridade.
É correto o que se afirma:
Alternativas
Alternativa 1:
I e III, apenas.
Alternativa 2:
II e IV, apenas.
Alternativa 3:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, III, V e IV, apenas
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
marci19741971:
Quem puder responder, por favor
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Explicação: alternativa
pag 19 até 22 do livro
respondido por:
1
A Sociedade Eugênica de São Paulo foi fundada em 1918 e era divulgadora das eugenia no Brasil. Alternativa 4 está correta.
Eugenia
- Darwinismo Social: Afirmava que os mais pobres eram menos aptos a sobreviver. Algumas sociedades seriam mais evoluídas contribuindo para a ideia de superioridade dos brancos.
- Eugenia: série de práticas que visavam melhorar a qualidade dos genes da população, tendo como base a "superioridade branca".
- Gobinismo: afirmava que a miscigenação levaria à degeneração, pois os genes "ruins" dos negros eliminariam os genes "superiores" dos brancos.
- Galton: defendia que ricos deveriam ter mais filhos que os pobres para se acabar com a pobreza e para que as linhagens fossem melhores e mais aptas.
- Essas ideias foram usadas como justificativas para o Imperialismo do século XIX, afirmando que os europeus deveriam liderar o caminho ao progresso dos povos asiáticos e africanos.
Leia sobre Missão Civilizadora: https://brainly.com.br/tarefa/9335690
#SPJ2
Anexos:
Perguntas similares
2 anos atrás
2 anos atrás
2 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás