Leia e analise o texto I e o texto II para responder à questão: TEXTO I Andaram na praia, quando saímos, oito ou dez deles; e daí a pouco começaram a vir mais. E parece-me que viriam, este dia, à praia, quatrocentos ou quatrocentos e cinquenta. Alguns deles traziam arcos e flechas, que todos trocaram por carapuças ou por qualquer coisa que lhes davam. […] Andavam todos tão bem-dispostos, tão bem feitos e galantes com suas tinturas que muito agradavam. (CASTRO, S. A carta de Pero Vaz de Caminha. Porto Alegre: L
Respostas
A alternativa certa é a A:
A carta de Pero Vaz de Caminha, representa as observações do escrivão ao se aproximar da terra do futuro Brasil, e a pintura mostrando a ansiedade dos nativos ao perceberem os colonizadores chegando.
Relacionando os dois textos
Lendo todo o texto e recolhendo os trechos mais relevantes, teremos:
- "Andaram na praia, quando saímos, oito ou dez deles; e daí a pouco começaram a vir mais..." - Aqui é possível observar um discurso em 3 pessoa, que poderemos associar aos homens(índios) na beira da praia do Texto II.
- "Andavam todos tão bem-dispostos, tão bem feitos e galantes com suas tinturas que muito agradavam." - Associando esse trecho de Pero Vaz ao Texto II, é possivel observar o corpo pintado dos índios e o seu estilo elegante na imagem.
- "E parece-me que viriam, este dia, à praia, quatrocentos ou quatrocentos e cinquenta." Nesse trecho, Pero vaz de Caminha destaca em sua observação a inquietação dos nativos curiosos com a chegada dos navios...
Fazendo essas associações concluimos que a carta mostra o olhar do colonizador sobre o povo da terra até então desconhecida, e a pintura destaca, em primeiro plano, a inquietação dos nativos.
Veja mais sobre a carta de Pero Vaz de Caminha em:https://brainly.com.br/tarefa/10732822
#SPJ4
Resposta:
c. A carta, como documento histórico-político, apresenta o olhar do colonizador sobre a gente da terra, e a pintura destaca, em primeiro plano, a inquietação dos nativos.
Explicação: Ava