As Redes de Atenção à Saúde (RASs) é uma nova forma de organizar o sistema de atenção à saúde em sistemas integrados que permitam responder, com efetividade, eficiência, segurança, qualidade e equidade, às condições de saúde da população brasileira. A organização das RASs, para ser feita de forma efetiva, eficiente e com qualidade, tem de estruturar-se com base nos seguintes fundamentos: economia de escala, disponibilidade de recursos, qualidade e acesso; integração horizontal e vertical; processos de substituição; territórios sanitários; e níveis de atenção (MENDES, 2011, p. 71)
Respostas
Com base nos exemplos de casos apresentados na questão, as alternativas de escolhas das afirmativas corretas são: Alternativa 4: Os níveis secundário e terciário são formados pela necessidade de tecnologia, mas não são mais complexos.
Conceito de Rede de Cuidados de Saúde
O sistema é uma ligação entre seus elementos constituintes em um determinado padrão para atingir determinados objetivos (Sistema são partes ou elementos interligados em determinados padrões de trabalho). Com base nesse entendimento, pode-se interpretar que existem dois princípios básicos de um sistema, a saber: (1) elementos, componentes ou partes que compõem o sistema; e (2) interconexão, ou seja, as inter-relações entre componentes em um determinado padrão. A Constituição de 1988, conhecida como Constituição Civil, concedeu muitos direitos aos brasileiros. Uma das mais importantes é o direito à saúde gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que existe até hoje e atende milhões de brasileiros no Brasil. área. Uma das características mais importantes do SUS é a constituição de uma rede de saúde que visa promover o cuidado, a saúde e a prevenção. Eles são divididos verticalmente em atenção primária, secundária e terciária, dependendo do nível de complexidade e da rede de tecnologias disponíveis para o tratamento.
Completando as questões acima, da seguinte forma:
Figura 1. Dos Sistemas Fragmentados às Redes de Atenção à Saúde Fonte: Mendes (2011).
A imagem acima mostra a forma como estão organizados os serviços que compõem a rede de atenção à saúde. Em relação ao que está descrito no texto e as informações que compõem a figura, marque a alternativa correta:
Alternativo
Alternativa 1: A Atenção Básica, por assim dizer, compõe o nível mais baixo de complexidade, é responsável por ordenar e coordenar a atenção da rede e é a única porta de entrada da rede.
Alternativa 2: Os tratamentos de alta complexidade representam cirurgias ambulatoriais e procedimentos eletivos, farmácias populares e clínicas especializadas.
Alternativa 3: A figura em forma de pirâmide, que representa a relação hierárquica, é a mais representativa do fluxo que o paciente tem que criar na rede.
Alternativa 4: Os níveis secundário e terciário são moldados pela necessidade de tecnologia, mas não são mais complexos.
Alternativa 5: Devido aos diversos desafios enfrentados pela alta complexidade assistencial, as redes de atenção à saúde não têm sido implementadas de forma efetiva no Brasil.
Saiba mais sobre o sistema de rede de saúde : https://brainly.com.br/tarefa/51300627
#SPJ4