Respostas
1- A 1ª Lei de Mendel, também conhecida como monoibridismo ou "lei da segregação dos fatores hereditários" afirma que: "cada característica é determinada por um par de fatores os quais se separam na formação dos gametas, indo um fator do par para cada gameta (que é, portanto, puro)”.
2- A 2ª Lei de Mendel, também conhecida como diibridismo ou "lei da segregação independente dos fatores hereditários“ afirma que: "as diferenças de uma característica são herdadas independentemente das diferenças em outras características”.
3- Mendel fez experimentos com plantas de ervilha-de-cheiro (uma espécie ornamental, não comestível). Essa espécie possui flores hermafroditas que realizam autofecundação portanto, não havendo fecundação cruzada (entre 2 flores), as características dessa espécie eram sempre iguais (puras). Por exemplo: plantas com sementes amarelas sempre geravam novas plantas com sementes amarelas apesar de existir outra variedade de ervilha com as sementes verdes (e que só geravam plantas de sementes verdes). Isso acontecia por conta da autofecundação das flores de cada variedade de ervilha.
4- Mendel realizou então, artificialmente, uma fecundação cruzada entre as flores das variedades com sementes amarela e as flores das variedades com sementes verdes. Simbolizando:
VV = par de fatores para sementes amarelas
vv = par de fatores para sementes verdes
Geração parental 1 (pura) = VV x vv
Gametas (separação dos fatores) = V v
Geração filha 1 (F1) = Vv (100% sementes amarelas)
Geração parental 2 (híbrida) = Vv x Vv (autofecundação natural)
Gametas = V-v V-v
F2 = VV - Vv - Vv - vv
3/4 sementes amarelas 1/4 sementes verdes
Sendo:
1/4 VV = amarelas puras (ou homozigotas)
2/4 Vv = amarelas híbridas (ou heterozigotas)
1/4 vv = verdes puras
Espero ter ajudado.