Respostas
Frei Caneca é reconhecido por ser um grande opositor ao governo autoritário de Dom Pedro I, principalmente após a outorga da Constituição de 1824. Para criarmos um debate entre essas duas figuras históricas temos que levar em conta este contexto histórico.
Frei Caneca e Dom Pedro I
Frei Caneca foi um dos principais líderes da Confederação do Equador e da Revolução Pernambucana, ambas revoltas que marcaram a luta contra o governo autoritário da família real portuguesa no Brasil.
É praticamente impossível imaginar um debate entre uma figura absolutista contra um opositor de seu governo, pois suas ideologias não eram debatidas, eram impostas e quem se opunha era violentamente reprimido.
Debate:
Frei Caneca: Dom Pedro, a forma de como está lidando com a nação brasileira é errônea, seus atos são autoritários e absolutistas. O Brasil é uma monarquia constitucional, portanto, deve haver a presença da distribuição do poder aos Poderes.
Dom Pedro I: Não sabe como é governar uma nação, tenho que ter punho firme para tratar dos assuntos, caso contrário esse país viraria um poço de levantes.
Frei Caneca: A razão dos levantes e revoluções são contra o seu governo justamente por Sua Majestade não saber o interesse do povo, seus interesses ainda mantém os infames grilhões entre Brasil e Portugal.
Dom Pedro I: O senhor abusa de seu caráter religioso, não será perdoado por essas atitudes contra o Imperador, será condenado à morte.
Frei Caneca: Meu destino pode ser a morte, mas sei que minhas razões estão certas e que meus motivos são justos, minha paz é garantida pois sei que represento os interesses da população contra o seu absolutismo.
Morte de Frei Caneca
Quando Frei Caneca foi capturado, ao ser condenado à morte pela forca, mais de um carrasco se recusou a realizar tal ato, tendo que o brigadeiro responsável por sua captura, ordenar o fuzilamento (morte considerada honrada no Brasil Império) do líder religioso.
Saiba mais sobre "Frei Caneca e Dom Pedro I" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/23513609
#SPJ1