Capitalismo Informacional O capitalismo informacional é um termo criado pelo sociólogo espanhol Manuel Castells, em sua obra A Sociedade em Rede, originalmente publicada no ano de 1996. O conceito refere-se à evolução dos instrumentos técnicos do sistema capitalista, sobretudo envolvendo as transformações tecnológicas proporcionadas pela Terceira Revolução Industrial. A particularidade do sistema informacional é, assim, a importância do conhecimento e a sua maior facilidade em se deslocar e reproduzir-se pelas diferentes partes do mundo. [. ] Com base nesse texto, conclui-se que o desenvolvimento técnico do atual estágio do sistema capitalista possibilitou ampliar a dispersão de empresas transnacionais pelo mundo. Eliminar a especialização produtiva existente entre diferentes países. Enfraquecer a atuação de grandes companhias no mercado financeiro. Expandir as capacidades de intervenção do Estado na economia. Reduzir as desigualdades sociais relacionadas à distribuição de renda
Respostas
Sobre o capitalismo informacional e seus desdobramentos, é correto afirmar que o desenvolvimento técnico do atual estágio do sistema capitalista possibilitou ampliar a dispersão de empresas transnacionais pelo mundo.
O capitalismo informacional e seus impactos na sociedade
A partir de 1970, a humanidade observou grandes avanços tecnológicos, principalmente no tocante à eletrônica. Aumentaram exponencialmente os fluxos de capitais, pessoas e informações no mundo, um movimento conhecido atualmente como a globalização.
O sociólogo Manuel Castells denomina esse período do capitalismo como Capitalismo Informacional, onde a tecnologia da informação permite a expansão da produção em todo o mundo, porém não reduz as desigualdades sociais e espaciais provenientes da Divisão Internacional do Trabalho.
Para saber mais sobre o capitalismo informacional, visite: https://brainly.com.br/tarefa/38343606
#SPJ4