Em educação, no meio acadêmico, destaca-se o conceito de “aprendizagem significativa”. O sentido dessa expressão vai muito além do que o senso comum lhe atribui: aprendizagem que traz significado ao aprendiz. Afinal, o que é aprendizagem significativa? Faça o que se pede: 1. Redija um texto dissertativo de 30 linhas, após a sua pesquisa. 2. Os seguintes tópicos devem estar contextualizados e desenvolvidos no texto dissertativo: a) Definição de aprendizagem significativa, segundo a teoria de David Paul Ausubel. b) A teoria de David Paul Ausubel, com foco no que ele considera o mais importante: a interação de uma nova informação com o que o aluno já sabe ou com o que funciona como ancoragem para novas ideias. As condições para a ocorrência da aprendizagem significativa: quais as características ideias do material de aprendizagem fornecido pelo professor e quais as características ideais do aluno/aprendiz. c) Um grande destaque da teoria de Ausubel é a forma como ele redefine o papel do professor. Cite duas ações ideais do professor nesse tipo de aprendizagem. d) Conclusão pessoal no final do texto. 3. Texto redigido com coesão, coerência e correção gramatical. 4. No final do texto, cite as referências pesquisadas conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
Respostas
Resposta: A aprendizagem começa, então, com a observação de eventos e sua posterior localização nessas estruturas de forma relevante, coerente e lógica. Nesse processo, o conhecimento preexistente, chamado por Ausubel de conhecimento prévio, ganha novos significados e se expande, havendo a ancoragem do novo saber na estrutura cognitiva do aprendiz.
Sendo assim, a escola deve oferecer materiais de qualidade, elaborados a partir das premissas de uma aprendizagem significativa, bem como proporcionar a mediação da aprendizagem de forma a estimular o processo de significação do aluno.
Os alunos podem fazer uma associação própria entre os conceitos, de forma subjetiva, o que facilita o entendimento e a assimilação, e promove o protagonismo na própria aprendizagem.
Outra ferramenta que pode colaborar com essa prática é a sala de aula invertida, que tem por objetivo estimular os alunos a buscarem por si mesmos um conhecimento prévio acerca de determinado assunto, relacionarem-no ao que é abordado em sala de aula e compartilharem-no com a turma.
Explicação: Conclusão
Desse modo, é necessário que os professores tenham conhecimento dessa teoria para o processo de ensino que se propõem desenvolver. Segundo Ausubel (1976), o processo de subsunção mediante a existência inicial de apenas um subsunçor na estrutura cognitiva relaciona uma nova informação potencialmente significativa. Assim, no processo de assimilação, tanto a nova informação quanto a ideia ou conceito inicial se modificam, surgindo um novo conceito. Se o estudante que receberá a informação conseguir ancorar o novo conhecimento ao velho conhecimento, de forma interativa, ocorrerá uma aprendizagem significativa.