A cada três anos, são publicados resultados de testes feitos por cerca de meio milhão de crianças de 15 anos de idade, em escolas de todo o mundo, em matemática, leitura, ciências e resolução de problemas. A tabela do PISA, que classifica os resultados dos testes de estudantes de 65 países, é levada muito a sério pelos formuladores de políticas e pelo governo. Sobre a medição da aprendizagem de leitura e escrita, analise as asserções a seguir e as relações propostas entre elas. I. O fato de a leitura e a escrita estarem nos programas escolares indica que os alunos, de fato, aprendem a ler e escrever.
PORQUE
II. Não existem evidências empíricas de que os alunos brasileiros saem da escola sem saber ler e escrever.
Respostas
Considerando-se a importância da leitura e da escrita, o item I é incorreto, porém o item II é correto, e um item não justifica o outro.
Alfabetização e analfabetismo
O item I é incorreto, visto que não o fato da leitura e da escrita estarem em programas escolares não indica que o aluno aprendeu a ler e a escrever, mas sim que ambas são importantes e cruciais para esse desenvolvimento. Elas fazem parte de programas escolares para acompanhar o processo da alfabetização, como ele está ocorrendo e se está sendo de forma satisfatória e atingindo seus objetivos.
O item II é correto, visto que não há evidências que os alunos saem da escola sem saber ler e escrever, o que ocorre é que de fato há uma taxa de analfabetismo no Brasil, mas por outros motivos, por falta de cursar a escola, por abandono da escola antes da sua conclusão etc. Os alunos que realmente cursam, saem da escola sabendo ler e escrever, há suas exceções, mas não existem evidências empíricas que mostrem de fato que os alunos saem analfabetos.
Percebe-se também que não existe uma ligação lógica entre o item I e o item II, portanto um item não justifica o outro.
Acesse para saber mais sobre leitura e escrita: https://brainly.com.br/tarefa/24899695
#SPJ9